POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Escolas do EBI comemoram o Dia Mundial da Lavagem das Mãos 19 Outubro 2017

Com o tema "Nossas Mãos, Nosso Futuro", várias actividades de sensibilização estão sendo realizadas nas escolas dos municípios da Praia, São Domingos, São Salvador do Mundo, Paul, Porto Novo, Ribeira Grande de Santo Antão, São Vicente, Brava e da ilha do Fogo, para comemorar o Dia Mundial da Lavagem das Mãos, instituída pelas Nações Unidas a 15 de Outubro de 2008. O objectivo da celebração da efeméride é consciencializar a comunidade educativa sobre a importância da lavagem adequada das mãos como uma medida simples, eficaz e acessível para a prevenção de doenças e diminuir os impactos negativos na vida das pessoas.

Escolas do EBI comemoram o Dia Mundial da Lavagem das Mãos

Criado pelas Nações Unidas em 2008, o" Dia Mundial da Lavagem das Mão" é um dia dedicado a aumentar a conscientização e compreensão da importância da lavagem das mãos com sabão, como uma forma acessível e eficaz de prevenir doenças.

A pensar nisso, a Agência Nacional de Água e Saneamento lançou, em parceria com o Ministério da Educação, o desafio às Redes locais de comunicação para a mudança de comportamentos em todos os municípios do país, no sentido de realizarem actividades entre 13 e 20 de Outubro sobre este tema, que levem as pessoas a aumentar a sua consciência da importância da lavagem das mãos com sabão.

Neste âmbito, várias Escolas do Ensino Básico (EBI) do país, nomeadamente dos municípios de São Domingos, São Salvador do Mundo, Paul, Porto Novo, Ribeira Grande de Santo Antão, São Vicente, Brava e da ilha do Fogo, vêm realizando acções de sensibilização, como forma de proteger a saúde humana e, por isso, diminuir os impactos negativos na vida dos seres humanos.

A Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS) chama ainda, a atenção para que esta comemoração não se restrinja apenas a um dia, mas que seja um acto do dia-a-dia e que deva ser encorajado nas escolas e instituições".

Em Cabo Verde, segundo dados do Ministério da Saúde (2012) as doenças infecciosas e parasitárias constituem a segunda maior causa de morte em crianças, sobretudo a diarreia. E, para assinalar este dia esta instituição mandou colocar cartazes em todas as casas de banho das escolas sobre os procedimentos para lavagem correcta das mãos.

De referir que o "Dia Mundial da Lavagem das Mãos" foi fundado pela Parceria Global Público-privada para a lavagem das mãos, tendo sido comemorado pela primeira vez no dia 15 de Outubro do ano de 2008, sob o lema “Lavar mãos salva vidas”. A partir dessa data, este dia passou a ser comemorado anualmente, com o principal objectivo de aumentar a consciência da população sobre a importância da lavagem adequada das mãos como uma medida simples, eficaz e acessível para a prevenção de doenças.

Celso Lobo

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau