NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Escritor Luís Romano vai ser condecorado com medalha de Mérito Cultural 15 Fevereiro 2018

O Governo da República de Cabo Verde, através do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas Abraão Vicente, vai condecorar, esta quinta-feira,15, na Capital, a título póstumo, o escritor Luís Romano e a Marinha do Brasil com a medalha da ordem do Mérito Cultural. A cerimónia vai acontecer às 11 horas, a bordo da Fragata Independência, no Porto da Praia.

Escritor Luís Romano vai ser condecorado com medalha de Mérito Cultural

«O Governo condecora o escritor Luís Romano de Madeira Melo, natural de Santo Antão, com a medalha de mérito cultural de 1º Grau, pelo grande contributo que este cabo-verdiano deu na construção da identidade e a força da história da nação. Luís Romano pertence a grupo de autores que imortalizaram, pela sua mestria e pena, um país a erguer-se, a procurar o seu poiso no contexto internacional, e o sentimento de dignidade inata do seu povo, na medida de todos os povos», lê-se no comunicado do MCIC remetido ao Asemanaonline.

O documento acrescenta que o Governo condecora, por outro lado, a Marinha do Brasil, com o 2º Grau de Medalha de Mérito Cultural, pelo apoio prestado no repatriamento do acervo do escritor Luís Romano de Madeira Melo, restituído a Cabo Verde por meio da Fragata Independência.

Anuncia o Governo que, no mesmo ato, serão entregues a Cabo Verde o acervo do escritor Luís Romano, numa cerimónia que vai contar com a presença do embaixador do Brasil em Cabo Verde.

De relembrar que, radicado no Brasil desde os anos sessenta, Luís Romano morreu, a 22 de Janeiro de 2010, na cidade do Natal. Como então este diário tinha noticiado, permanecendo vários anos doente, o mesmo encontrava-se internado há cinco dias -antes da sua morte - num hospital. Nascido em 1922, na Vila de Ponta do Sol, ilha de Santo Antão, Romano exilou-se para combater pela independência de Cabo Verde. Deixa uma vasta obra, da qual consta o romance “Famintos. Romance de um povo”, seu livro mais conhecido.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau