INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Espanha: Justiça espanhola suspende sessão do parlamento catalão 06 Outubro 2017

O Tribunal Constitucional espanhol suspendeu a sessão plenária do parlamento catalão, prevista para a próxima segunda-feira, para travar uma eventual declaração de independência. O Presidente da Generalitat, Carles Puigdemont, tinha convocado a assembleia para debater os resultados do polémico referendo.

Espanha: Justiça espanhola suspende sessão do parlamento catalão

Mariano Rajoy, o presidente do governo espanhol, já tinha vindo clamar um “regresso à legalidade” para evitar “males maiores”.

Recorde-se que Puigdemont fez um apelo televisivo à mediação internacional, sublinhando no entanto que os defensores da autodeterminação estão agora mais perto de alcançar finalmente “um objetivo histórico”.

Nas ruas de Barcelona, o palco principal deste braço de ferro, dois moradores diziam-nos o seguinte: “Isto é como um divórcio. Já não há volta a dar. Não nos podemos divorciar hoje e casar amanhã. É a cartada final”, salientava uma habitante; “estão a esticar demasiado a corda. Os governos espanhol e catalão têm de acalmar as tensões. Têm de alcançar um acordo e dialogar. Não podemos ter um lado a aplicar a lei e outro a seguir por outro caminho. Uma mediação internacional seria o mais acertado”, apontava um homem.

A suspensão da sessão parlamentar terá sido desencadeada por um recurso interposto pelo PSOE catalão. O comunicado do Tribunal justificava-se com a “urgência excecional” do contexto. Fonte: Euronews

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau