INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Espanha: Milhares desfilam em Barcelona pela união e bom senso 08 Outubro 2017

“Vamos recuperar o bom senso” – uma semana após o choque produzido pelas cenas de violência em Barcelona, foi de calma e racionalidade que se falou na imensa manifestação deste domingo.

Espanha: Milhares desfilam em Barcelona pela união e bom senso

Entre cartazes a dizer “Somos Espanha” ou “Mais Convivência, Menos Independência”, o mote foi de dar, segundo o Euronews, a ver aqueles que não têm subido ao palco dos acontecimentos. E para que isso aconteça, nada como um discurso de um Nobel da Literatura, Mário Vargas Llosa.

“O nacionalismo encheu a história da Europa, do mundo, de Espanha com guerras, sangue e mortos. Há já algum tempo que o nacionalismo anda a provocar estragos na Catalunha. É por isso que estamos aqui hoje, para travá-lo”, declarou o escritor.

Também o antigo presidente do Parlamento Europeu, Josep Borrell, tomou a palavra. “Eu vejo aqui algumas bandeiras independentistas, mas a nossa bandeira é a europeia”, afirmou.

Esta heterogénea manifestação pela unidade de Espanha decorreu dois dias antes do tão aguardado discurso do presidente catalão, Carles Puigdemont, no Parlamento, que marcará os próximos passos do independentismo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau