INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Estados Unidos: 67% opõem-se a guerra com Coreia do Norte e confiam mais nos generais 25 Setembro 2017

67% dos cidadãos americanos opõem-se a que os Estados Unidos comecem uma nova guerra na Coreia do Norte, segundo uma sondagem do Washington Post publicada neste domingo(24).

Estados Unidos: 67% opõem-se a guerra com Coreia do Norte e confiam mais nos generais

Republicanos (61%), Democratas (74%) ou Independentes (65%) estão contra a guerra. Inquiridos sobre quem, Trump ou os generais, pode gerir a crise de forma responsável, a larga maioria diz que confiam mais nos generais – que têm defendido uma solução diplomática, e não militar.

A taxa de desaprovação do presidente Trump continua alta. 39 por cento dos americanos avaliam o desempenho do 45º POTUS como positiva, 57 por cento dão-lhe um ’chumbo’.

A única área da governação em que Trump obtém uma nota positiva é na gestão dos recentes furacões, quando entrou em acordo com a ala democrata para aprovar ajuda de emergência destinada às regiões afetadas.

Escalada nos insultos Trump-Kim

A diplomacia norte-americana vê com apreensão a escalada verbal entre os dois presidentes, que Trump começou. A troca de insultos personalizados vai e vem: Trump mimoseia o seu homólogo norte-coreano com um ‘Kim Rocket Man’ e Kim Jong-Un lembra ao presidente norte-americano que ele não passa de “um velho senil e fraco”, que é o significado do arcaísmo “dotard” criado no século XIV e desconhecido hoje — a tal ponto que Kim obrigou as atuais gerações anglófonas a correrem para o dicionário. Oxalá não venha a ser para os abrigos nucleares.

Fontes: Washington Post. BBC. Ilustração da ’guerra de palavras’.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau