ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Ministra Janine Lélis: Estamos a trabalhar fortemente para que a Polícia Judiciária cumpra o seu papel e dê respostas 05 Janeiro 2018

A Polícia Judiciária passa agora a contar com um Centro de Formação e uma Sala de Conferências. Espaços previstos na orgânica da Polícia Judiciária desde há muito tempo e que agora se materializa devido ao esforço e energias imprimidos para o efeito.

Ministra Janine Lélis: Estamos a trabalhar fortemente para que a Polícia Judiciária cumpra o seu papel e dê respostas

Trata-se de um investimento importante para a Polícia Judiciária na medida em que, segundo a Ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, “vai contribuir para o bom funcionamento da Polícia Judiciária”, permitindo o “reforço da sua capacitação e para a sua ação, diante dos desafios no combate à criminalidade e na promoção da paz social que temos que garantir á sociedade cabo-verdiana”.

Lembra a Ministra da Justiça e Trabalho que o Governo “tem sido firme desde o inicio, em fazer da Polícia Judiciária uma polícia científica e altamente capacitada” e por isso continua a “trabalhar fortemente para que a mesma cumpra o seu papel e dê as respostas”.

A pensar nisso, esforços importantes já foram realizados no sentido de resolver algumas pendências, nomeadamente a aprovação do Estatuto do Pessoal da Polícia Judiciária, pendente há algum tempo e a contratação da empresa para o fornecimento dos reagentes ao Laboratório da Polícia. Também já foi realizada a contratação para a criação do Sistema de Informação Criminal, bem como o Sistema de Comparabilidade das Impressões Digitais, permitindo que a sua atuação seja mais eficiente e eficaz.

A governante anuncia ainda que em 2018 serão “feitas as promoções para permitir a progressão na carreira daqueles que já preencheram os requisitos”, concretizada a “formação de mais de 50 inspetores para a integrar o Corpo da Polícia Judiciária e mais 41 seguranças para a preservação da cena do crime e proteção dos agentes, bem como reforço da frota com mais 26 viaturas para potenciar as capacidades operacionais”.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau