REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Estudos revelam que há 10 mil anos britânicos tinham olhos azuis e pele escura 08 Fevereiro 2018

Estudos acabam de revelar recentemente, que há 10 mil anos os britânicos tinham olhos azuis e pele escura. Estas conclusões foram tiradas através de uma análise ao ADN do mais antigo e completo esqueleto britânico conhecido. Chamam-lhe Cheddar Man - o homem de Cheddar, uma referência a Cheddar Gorge, onde o fóssil foi descoberto, em 1903.

Estudos revelam que há 10 mil anos britânicos tinham olhos azuis e pele escura

As ossadas do homem de Cheddar, que terá vivido há cerca de 10 mil anos, foram alvo de análise por parte de investigadores do Museu de História Natural de Londres e da University College London.

Uma extensa análise ao ADN do esqueleto permitiu fazer uma reconstituição em 3D de como seria o rosto deste antepassado dos britânicos. E os resultados apontam para que tivesse olhos azuis e um tom de pele bem mais escuro do que se pensava.

No site da universidade envolvida nesta investigação adianta-se que estas conclusões apontam para que a pigmentação mais clara, uma característica associada aos europeus do norte do continente, será um fenómeno bem mais recente do que se pensava.

A análise à genética do homem de Cheddar coloca-o entre outros europeus do período Mesolítico, nomeadamente de Espanha, Hungria ou Luxemburgo, onde outras ossadas foram também já alvo de análise. O que demonstra que os antepassados do próprio homem de Cheddar seriam caçadores-recoletores que emigraram para terras que hoje conhecemos como britânicas no final da última era do gelo, refere o estudo que terá direito a documentário no britânico Channel 4 intutlado “First Brit: Secrets of the 10,000 Year Old Man”.

"Só agora, com investigação de renome e reconstruções faciais e de ADN de ponta podemos ver pela primeira vez o rosto deste homem com 10 mil anos e perguntar-nos como é que 300 anos depois se relaciona connosco", realça-se ainda. Fonte: MM

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert

Uhau

Uhau
Copyrights 2009 ASemana Online | Crédito: AK-Project