ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Eugénio Duarte reeleito superintendente-geral da Igreja do Nazareno 30 Junho 2013

Eugénio Duarte foi na segunda-feira reeleito para o lugar de Superintendente-Geral da Igreja do Nazareno, em Indianápolis (Estados Unidos da América), onde decorre até hoje a 28ª Assembleia-Geral daquela denominação protestante. É a repetição da façanha de 2009, quando Duarte se tornou no primeiro não-americano a ser eleito para o cargo em mais de 100 anos de história da Igreja do Nazareno.

Eugénio Duarte reeleito superintendente-geral da Igreja do Nazareno

Se há quatro anos a eleição de Eugénio Duarte foi uma surpresa, este ano o cabo-verdiano alcançou uma maioria absoluta que roçou a unanimidade. O Reverendo Duarte conquistou 687 votos, resultado que levou os cabo-verdianos presentes em Indianápolis às lágrimas. Entre eles está o Reverendo David Araújo, superintendente da Igreja do Nazareno em Cabo Verde, que se juntou aos leigos e pastores nos brados de louvor a Deus.

A eles se juntaram outros africanos presentes na reunião magna. Todos esperam que Duarte continue a ser a voz de África numa igreja que se espalha por mais de 150 países, em todos os continentes, mas cuja liderança é ainda predominantemente norte-americana. Do colégio de seis superintendentes que dirige a Igreja do Nazareno, Eugénio Duarte é o único que não nasceu nos Estados Unidos da América.

Natural da Brava, ilha que por ser berço da imigração foi também a primeira a receber a chegada dos chamados “protestantes”, em 1900, Eugénio Rosa Duarte entrou em 1975 para o Seminário Nazareno, em S.Vicente, depois de ter sido secretário municipal na ilha do Maio. A sua biografia regista ainda que recusou uma bolsa de estudos para a então União Soviética. Nos anos 80 foi eleito Superintendente de Cabo Verde, cargo que deixou pouco tempo depois para dirigir a Igreja do Nazareno na costa ocidental africana e Guiné-Equatorial.

A 23 de Novembro de 2005, foi nomeado Director Regional para a África. Com um mestrado em Liderança e falante fluente de português, francês e inglês, Eugénio Duarte foi eleito pela primeira vez para o cargo de Superintendente Geral da Igreja do Nazareno em 2009, na cidade de Orlando, Flórida. Casado com Maria Teresa Duarte, pai de três filhos e já com dois netos, o Reverendo Eugénio Duarte vive actualmente em Kansas City, onde está a sede mundial da Igreja do Nazareno.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau