ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Expansão de Ribeirão Chiqueiro – Pressão social faz surgir novos lotes para construir 02 Mar�o 2016

O projecto de expansão de Ribeirão Chiqueiro é a resposta da Câmara de São Domingos à demanda de lotes para construir casas, serviços e espaços comerciais nesta área metropolitana da Praia. Tem por fim criar novos espaços para atender a pressão social que se manifesta com ocupação irregular e não autorizada de novas parcelas. Outro objectivo é urbanizar esta zona que está a despertar interesse, designadamente para edificar equipamentos públicos – para fins escolares, desportivos e outros – além de habitações.

Expansão de Ribeirão Chiqueiro – Pressão social faz surgir novos lotes para construir

O projecto de Expandir e Urbanizar Ribeirão Chiqueiro, em São Domingos, já está em consulta pública na Direcção-Geral do Ambiente. Segundo a memória descritiva do empreendimento, a urbanização terá uma área altamente arborizada, espaços verdes e vias pedonais. Incorpora igualmente as linhas de água (ribeiras) no tratamento paisagístico para colmatar o aspecto árido do local.

Estes objectivos “casam-se” com o estipulado no PDM – plano director municipal, que propõe transformar Ribeirão Chiqueiro num espaço periurbano, à altura de competir na área de expansão urbana da cidade da Praia. “Um desenvolvimento urbano moderno, com infraestruturas habitacionais, institucionais e comerciais que escasseiam na zona metropolitana da cidade da Praia, com a qual faz fronteira, a serem implementadas com visão, esse novo desenvolvimento urbano poderá complementá-la a nível de infraestruturação para prestar serviços”, lê-se na memória descritiva.

O novo agrupamento habitacional vai localizar-se em terrenos municipais, na zona de Ribeirão Chiqueiro, a norte e sul do centro histórico desta povoação, próximo da Estrada Nacional que liga o concelho da Praia à Santa Catarina. Ocupa uma superfície de aproximadamente 40 hectares. O estudo de impacto ambiental explica que, para melhor organizar a urbanização, ela foi dividida em Norte, Central, Sul e uma área verde.

Áreas Edificáveis

Prevê-se 760 fogos a serem construídos. A uma média de quatro pessoas por fogo, a população da futura urbanização rondará pouco mais de três mil novos habitantes para toda a área da urbanização de Ribeirão Chiqueiro, o que perfaz uma Densidade Populacional de 92 hab./ha.

Para os equipamentos sociais e colectivos foram reservados 22.337 metros quadrados, onde vão erguer-se duas universidades numa perspectiva competitiva e complementar com as infraestruturas já existentes na cidade da Praia; um jardim infantil e uma praça pública no centro histórico.

Todos esses trabalhos serão executados com recurso à mão-de-obra do município, durante a fase da obra, também numa fase posterior. “Realça-se o facto de permitir o lançamento de mais uma base importante para a população em termos de criação de emprego, pois esta transformação encontra-se potencialmente associada à criação de uma situação de rendimento económico, proveniente dos investimentos nacionais e estrangeiros, na concretização de projectos de grande envergadura”.

O projecto de impacto ambiental destaca também que, para o conjunto de actividades - base fundamental para a subsistência de algumas famílias- , nomeadamente a pequena agricultura , a criação de gado, a construção do complexo poderá vir a despertar oportunidades para outras ocupações, como o pequeno comércio a retalho, a reparação de automóveis ou as actividades de transporte asseguradas por condutores/taxistas.

Constânça de Pina

photographer M & S-1982

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau