SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Fernando Elísio Freire: Governo quer trabalhar numa nova abordagem do serviço voluntário 07 Fevereiro 2018

“Há necessidade de termos uma nova abordagem do voluntariado, torná-lo mais atrativo, mais eficaz, mais bem regulamentado e mais enraizado na nossa cultura, envolvendo as famílias, as escolas e as empresas”, enfatizou, esta terça-feira, 06, o Ministro do Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire.

Fernando Elísio Freire: Governo quer trabalhar numa nova abordagem do serviço voluntário

As palavras do Ministro foram proferidas no final da visita à Fundação Infância Feliz, uma Organização não governamental, de carácter humanitário e de beneficência, que tem por missão promover os direitos e deveres da Criança, intervir em várias vertentes de integração social, com acções direccionadas à população infantojuvenil.

Recorde-se que a referida visita se enquadra numa série de visitas a instituições e organizações não governamentais que o Ministro está a efectuar com o propósito de inteirar das suas políticas e reforçar o quadro de relacionamento entre o Governo e as mesmas.

Para Elísio Freire, as ONG’s têm um papel importante na execução de ações sociais, mas também na sensibilização de jovens na ação do voluntariado, por isso o Governo pretende criar um quadro de relacionamento perene no tempo, previsível e muito mais sustentável com as mesmas.

“As sociedades com um voluntariado forte são comunidades com políticas sociais muito eficazes e onde o bem comum e o amor ao próximo imperam”, realçou o Ministro de Estado.

Fernando Elísio Freire considera o voluntariado fundamental para empoderar as pessoas, principalmente as de baixa renda, a nível do capital social, financeiro e humano, pois permite uma inclusão mais eficaz e sustentável no tempo.

Os contactos com as ONGs ’ e instituições de solidariedade social constituem uma forma de “buscar” verdadeiros parceiros do Governo na eficácia da política social com vista a igualar as oportunidades para todos os cabo-verdianos.

Com a Fundação Infância Feliz existem várias áreas de eventuais parcerias desde o pré-escolar, a saúde, a educação e, essencialmente, a reentrada dos adolescentes e jovens no sistema educativo, no sentido de dar uma segunda oportunidade aos mesmos para o acesso aos principais bens e serviços, conforme adiantou Freire.

O Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros visitará esta quarta-feira, 07, a Associação dos Municípios de Santiago pelas 10h00.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau