DESPORTO

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Fernando Elísio Freire: “Projecto de Lei de Bases das políticas desportivas vai contribuir para a economia do país” 02 Julho 2017

Com a aprovação, recente, do projecto de Lei de Bases das políticas de desenvolvimento da Actividade Física e Desporto Nacional pelo Parlamento e com a realização deste Conselho e os seus resultados, Fernando Elísio Freire acredita que o sector desportivo vai estar reestruturado e preparado para um Cabo Verde que se quer moderno e que dê a devida importância ao desporto. “Um desporto que contribua para a economia do país, gerando riquezas e afirmando o nome de Cabo Verde no mundo”, realçou o Ministro do Desporto.

Fernando Elísio Freire: “Projecto de Lei de Bases das políticas desportivas vai contribuir para a economia do país”

O Conselho Nacional do Desporto (CND) reuniu-se, esta semana, para discutir questões estruturantes para a continuação do desenvolvimento e consolidação das reformas do sector a nível de legislação.

Durante a reunião foi discutida a situação das federações desportivas mediante planificação por Ciclo Olímpico, apresentado os anteprojectos de lei sobre regimes jurídicos do associativismo desportivo e das federações desportivas, de Lei do Seguro Desportivo, e de Lei sobre Antidopagem.

Relativamente ao anteprojecto de Lei do Seguro Desportivo, o titular da pasta do Desporto salientou que é uma grande bandeira dos desportistas e do Governo. De entre as medidas a serem introduzidas com este diploma destaca-se a obrigatoriedade de exames médicos de rotina para atletas em competição como forma de se precaver momentos de mal-estar ou até mortes em campo, como o caso recente que aconteceu com um jogador na ilha de Santiago.

Aliás, no momento de abertura desta reunião foi dedicado um minuto de silêncio em homenagem ao jogador - Wilson Sanches (Tinho) do Concelho de Tarrafal de Santiago -, que morreu em campo, vítima de ataque cardíaco, há poucos dias, num torneio inter-zonas.

Ainda no âmbito deste Conselho Nacional do Desporto foi apresentado os três técnicos especialistas cubanos que se encontram em Cabo Verde para apoiar na implementação do Centro de Alto Rendimento e do Programa Nacional de Actividade Física “Mexi-Mexê”. Dos técnicos cubanos, um é metodólogo com especialidade em Atletismo, outro é especialista em Taekwondo e o terceiro é especialista em Actividade Física e Saúde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau