OPINIÃO

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Figuras de comparação em relação com antiga metrópole 28 Setembro 2017

O meu comparómetro é acionado quando um amigo me diz que Portugal está na "mó de baixo", no que toca à retórica de palopianos a começar pelo discurso histórico desta terça-feira, 26 de setembro.

Figuras de comparação em relação com  antiga metrópole

Angola no mesmo dia, data histórica da tomada de posse do novo presidente, elenca os países que priorizará como parceiros estratégicos de Angola. República Popular da China. Estados Unidos. Espanha.

Em Luanda Portugal está presente com todo o mundo de afetos trazidos pelo Presidente Marcelo. É facto, mas não entra no discurso de S. Excia o novo Presidente da República de Angola, João Lourenço.

Nyusi aponta corrupção como o maior desafio de Moçambique pós-colonial

O presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, exorta os moçambicanos afirmando que o país é capaz de vencer a batalha contra a corrupção, porque os moçambicanos foram capazes de derrubar o colonialismo português.

“Num estado de direito, os dirigentes devem primeiro servir o povo e a pátria. Se fomos capazes de vencer a dominação colonial, teremos que ser capazes de vencer a batalha contra a corrupção. E se fomos capazes de calar as armas, também teremos que ser capazes de combater o crime organizado e construirmos um país feito por e para todos os moçambicanos”, afirmou o chefe de Estado, na abertura do Congresso da Frelimo, esta terça-feira, 26, no município da Matola, província de Maputo.

Fontes: Lusa, Angop. Foto do 3º presidente da República Popular de Angola, João Lourenço e Primeira-Dama.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau