NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Fundação Amílcar Cabral celebra o Dia dos Museus com visitas guiadas de alunos 19 Maio 2017

A Fundação Amílcar Cabral realizou, esta quinta-feira,18, uma visita guiada com os alunos da escola secundaria da Praia, à Sala-Museu Amílcar Cabral (MAC), nas quais foram desenvolvidas actividades lúdico-didácticas alusivas à história de Amílcar Cabral e da luta de libertação nacional. O evento visou assinalar a passagem do 18 de maio, Dia Internacional dos Museus.

Fundação Amílcar Cabral celebra  o Dia  dos Museus com visitas guiadas de alunos

É que, segundo os promotores da iniciativa, as crianças constituem um dos públicos-alvo prioritários da Fundação Amílcar Cabral que, no âmbito da sua política de desenvolvimento da Sala-Museu, pretende oferecer serviços diferenciados e adaptados às necessidades desse segmento da população.

Construída na Praia, a Sala-Museu Amílcar Cabral (MAC) foi financiada pela União Europeia através da Fundação Amílcar Cabral, isto no quadro do projecto «Memória Sem Confins: À descoberta de Cabo Verde».

Conforme a mesma fundação, este ano vai-se celebrar o 18 de maio, reflectindo sobre “ Museus e histórias controversas: Dizer o indizível em museus». Tudo com o propósito de chamar a atenção para o papel desempenhado pelos Museus, enquanto espaços de intercâmbio e de enriquecimento cultural, na promoção do entendimento, cooperação e paz entre os povos.

É de recordar que essa data foi estabelecido em Maio 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) com o fito de reflectir sobre o papel dos Museus no desenvolvimento das sociedades actuais. Entretanto, os museus cumprem funções educativas importantes e são espaços primordiais de acesso ao conhecimento e à cultura, de estímulo à reflexão, ao desenvolvimento do pensamento crítico e dos valores humanistas.

Paula Tavares

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau