LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

GUINÉ BISSAU: GOVERNO APROVA AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO DE PETROLÍFERA AUSTRALIANA EM DOIS BLOCOS 30 Agosto 2017

A petrolífera australiana Far Limitada anunciou que o Governo da Guiné-Bissau aprovou o aumento da sua participação nas licenças de exploração dos blocos Sinapa e Esperança e prorrogou a licença até novembro de 2020.

GUINÉ BISSAU: GOVERNO APROVA AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO DE PETROLÍFERA AUSTRALIANA EM DOIS BLOCOS

«Estamos muito satisfeitos por ter obtido a aprovação do Governo que ratifica o aumento do nosso capital e a revisão do nosso contrato nos blocos Sinapa e no Esperança. Esta luz verde dá-nos uma base sólida para proceder ao programa de trabalho de exploração em águas profundas e ao investimento. Estamos ansiosos para começar a trabalhar com a Svenska e a Petroguin para fazermos a nossa primeira perfuração ao largo da Guiné-Bissau», afirmou a presidente da Far, Cath Norman, em comunicado, a que a Lusa teve hoje acesso.

Acrescenta a mesma fonte que, no âmbito do novo acordo, a participação da Far aumenta de 15 para 21,42% e a Petroguin deixa de ter participação até uma descoberta comercial.

Caso seja obtido petróleo comercializável, a Petroguin terá 10% dos lucros, a Far 19,29% e a Svenska Petroleum 70,71%. O acordo prevê também que até 2020, a Far e a Svenska são obrigadas a perfurar pelo menos um poço em cada licença.

Ainda segundo a Far citada pela Lusa, o potencial de exploração petrolífera `offshore´ na Guiné-Bissau é reconhecido há muito tempo devido ao sistema de hidrocarbonetos, potenciais bons reservatórios e à sua ampla plataforma de águas pouco profundas.

Recorde-se que o Governo da Guiné-Bissau aprovou, em abril de 2015, uma extensão de dois anos para o fim da atual exploração, que foi agora prorrogada por mais três anos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau