ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Governo anuncia plano de emergência para combater mau ano agrícola 05 Outubro 2017

O Ministro do Ambiente e Agricultura, Gilberto Silva, anunciou, esta quarta-feira, 4, que o Governo vai implementar o plano de emergência de salvamento de gado e de mitigação da seca num montante de mais 700 mil contos. A informação foi avançada hoje durante uma visita do governante pelo interior da ilha de Santiago, para se inteirar dos problemas que os agricultores poderão enfrentar.

Governo anuncia plano de emergência para combater mau ano agrícola

“Estamos a falar de um montante de pouco mais de 7 milhões de euros (mais de 700 mil contos) é o que estamos a prever, mas ainda estamos no início. Temos um planeamento macro e depois vamos fazer o planeamento operacional bastante territorializado, muito concreto. O plano de emergência vai ser aprovado a tempo e vai mais cedo do que costuma ser, isto para possibilitar uma maior organização possível das intervenções e mobilização de recursos”, explicou Gilberto Silva.

O responsável máximo pela pasta da agricultura avançou que as grandes medidas deste plano vão para o salvamento do gado, gestão adequada dos recursos hídricos, e para a criação de oportunidades de emprego para as famílias que não vão poder usufruir de nenhuma produção agrícola.

“O plano vai ter um carácter concreto nos concelhos de modo a podermos mitigar os efeitos da seca e do mau ano agrícola”.

Por outro lado, Gilberto Silva disse que o cenário do mau ano agrícola não é só nos concelhos visitados, mas sim ocorre em todo país, salvaguardando que poderá uma ou outra situação melhor, mas do ponto de vista estatístico não resolve a má situação do ano agrícola que se desenha no país.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau