ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Governo aprova decreto-lei para a emissão de novas notas 02 Novembro 2014

O Governo aprovou a emissão de novas notas - 200, 500, 1000, 2000 e 5 mil escudos - , anunciou esta sexta-feira, 31, o presidente do Conselho de Ministros, Démis Lobo. Cabo Verde “necessita actualizar” as suas notas, quanto mais não seja porque a última emissão aconteceu em 1999. Isso, para repor "o stock de notas existentes, cujo volume neste momento é considerado baixo".

Governo aprova decreto-lei para a emissão de novas notas

Démis Lobo esclareceu que a emissão dessas notas estará sob o controlo do Banco de Cabo Verde. "Registando avanços inovadores" tecnológicos e de segurança os novos bilhetes homenageiam grandes figuras da nossa literatura, sociedade, música e política, bem como aspectos culturais e quotidianos de Cabo Verde.

A nota de 200 escudos presta o seu tributo ao escritor e médico cabo-verdiano Henrique Teixeira Sousa. A nota de 500 homenageia Jorge Barbosa, o poeta maior nascido na Cidade da Praia.

O bilhete de mil escudos lembra Codé di Dona, assim como o género musical funaná. A diva dos pés descalços Cesária Évora recebe distinção na nota de dois mil escudos, que visa enaltecer também a morna.

A nota de 5 mil escudos homenageia um dos mais “conceituados” políticos cabo-verdianos, combatente da liberdade da Pátria e primeiro presidente da República de Cabo Verde, Aristides Pereira. A novas notas entram em circulação ainda este ano.

O decreto-lei da emissão das novas notas foi aprovado na última quinta-feira, 30, pelo Conselho de Ministros.

Hélio Robalo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau