DESPORTO

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Governo de Cabo Verde pretende realizar Wine Run na ilha do Fogo 20 Junho 2017

“Cabo Verde tem todas as condições para realizar Wine Run na ilha do Fogo, onde tem produtos como o vinho, o café, o queijo, as montanhas e o vulcão”, disse o Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, que participou no último fim-de-semana na Wine Run Lanzarote nas ilhas Canárias, tendo vivenciado a experiência canarina e considerado a prova como muito importante para o turismo.

Governo de Cabo Verde pretende realizar Wine Run na ilha do Fogo

De acordo com Fernando Elísio Freire, a medida que deverá ser implementada nos próximos anos, insere-se no quadro da mudança de paradigma que o Governo tem para o desporto, ou seja, de ver este sector como um fcator que poderá gerar riquezas para Cabo Verde e de grande importância para a diversificação do produto turístico cabo-verdiano.

O Governo está a trabalhar no sentido de o país poder oferecer aos turistas grandes eventos desportivos enquanto alternativa aos produtos que se podem encontrar em Cabo Verde (ex: sol e praia).

Para o governante, em declarações à imprensa, a visita foi muito proveitosa e Cabo Verde já iniciou o processo de construir a possibilidade de realizar o Wine Run no país. Esta possibilidade veio na sequência de um encontro que teve com a Conselheira de Turismo, Cultura e Desporto do Governo de Canárias que deverá vir a Cabo Verde no próximo mês de Outubro para que possam formalizar o assunto, cujo objectivo é contribuir para um turismo sustentável, diversificado e que nos permita ter mais valias evidentes.

Recorde-se que o Ministro do Desporto se deslocou às ilhas Canárias, a convite do Presidente de Cabildo de Lanzarote para participar nas celebrações da IX edição da Wine Run Lanzarote, com o objectivo de dar o “cunho de liderança e demonstrar a vontade política de Cabo Verde em integrar o desporto dentro do setor turístico”.

Fernando Elísio Freire exemplificou algumas modalidades desportivas que podem contribuir para o turismo diversificado que o Governo pretende atingir, como: o Sal Beach Soccer, os jogos africanos de Praia e, futuramente, as corridas de montanha, associando-as aos produtos turísticos característicos como o vinho, o café, o queijo, etc., que afirmam o nome de Cabo Verde e projectam-no cada vez mais.

De realçar que o Wine Run (Corrida do Vinho) é uma marca nascida em Lanzarote (Canárias) em 2009, com o objectivo de apoiar e divulgar a zona protegida de vinícola vulcânica única no Mundo – La Geria – centrada particularmente na produção de variedades brancas.

Atendendo ao interesse cultural, paisagístico, patrimonial e tradicional, o evento combina a prática do desporto com a difusão de produtos gastronómicos locais, tratando-se de uma prova específica, pois o percurso é realizado à volta dos campos de viticultura de Lanzarote.

À margem da sua participação na IX edição do Wine Run, o Ministro do Desporto visitou alguns centros desportivos de Lanzarote, como La Santa Sport, Puerto Calero, Marina Rubicón, entre outros.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau