SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Governo de Cabo Verde realiza III Inquérito Demográfico e Saúde Reprodutiva 15 Fevereiro 2018

O Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional de Estatísticas de Cabo Verde (INE-CV), realiza o III Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva (III IDSR), que decorre, a partir desta quinta-feira, 15, prolongando-se até Maio deste ano. Esta acção permite conhecer a situação real dos indicadores sociais para a sobrevivência e protecção das crianças e o planeamento familiar. Tudo por forma a melhorar o conhecimento dos progressos alcançados por Cabo Verde em relação aos compromissos nacionais e internacionais, incluindo os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Governo de Cabo Verde realiza III Inquérito Demográfico e Saúde Reprodutiva

Este inquérito, que será realizado junto de uma amostra de cerca de nove mil alojamentos/agregados familiares, em todo o território nacional, visa recolher informações sobre a real situação sócio-familiar da população, nomeadamente os níveis de mortalidade infantil e das crianças menores de cinco anos, a cobertura vacinal, o estado nutricional das crianças e das mulheres, o nível de consumo de sal iodado pelos agregados familiares e práticas alimentares das crianças, a prevalência da anemia em crianças menores de seis anos, de mulheres de 15 a 49 anos e homens de 15 a 59 anos. Isto sem contar com o comportamento em saúde reprodutiva, conhecimento e uso de contraceptivos, a Violência Baseada no Género, as infecções sexualmente transmissíveis e prevalência do VIH/ Sida.

Segundo um comunicado divulgado pelo Governo de Cabo Verde, durante este estudo serão recolhidos sangue (com picada única na ponta do dedo) nas crianças menores de 6 anos, nas mulheres e homens para o teste de anemia e também serão recolhidos sangue em homens e mulheres para o teste de VIH Sida.

Refere-se que os primeiros bairros da Concelho da Praia a serem contemplados são Várzea da Companhia, Achadinha e Eugénio Lima, pelo que os agentes e inquiridores que se dedicam a esta acção prometem defender a confidencialidade de quaisquer informações obtidas junto dos agregados familiares. CL.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert

Uhau

Uhau
Copyrights 2009 ASemana Online | Crédito: AK-Project