BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Governo explora oportunidades de negócios com New Bedford 29 Setembro 2017

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde reuniu-se, esta quarta-feira, 27, com o Mayor de New Bedford, tendo juntos analisado várias oportunidades de negócios entre as ilhas de Cabo Verde e esta cidade à beira mar dos EUA.

Governo explora oportunidades de negócios com New Bedford

“Existe oportunidade de negócio no sector da pesca e do mar, e pelo fato de ser a cidade que alberga um dos cais de pesca mais importante dos Estados Unidos”, anotou Ulisses Correia e Silva, sublinhando que vai ao encontro das políticas do Governo, que está a apostar fortemente no mar.

Para o Primeiro-Ministro “é notória a proximidade que a cidade tem com Cabo Verde, unidos por laços históricos e culturais”, devido à pesca da baleia e às relações de geminação entre New Bedford e a cidade da Praia, sendo um pronúncio que leva a crer que as parcerias têm tudo para dar certo.

Ainda, Ulisses Correia e Silva aproveitou para reconhecer e aplaudir os cabo-verdianos residentes na cidade, muito bem integrados e a desempenharem um “papel preponderante no desenvolvimento económico desta zona”.

Agradecimentos extensivos ao Museu da Baleia, afirmou o Primeiro-Ministro, pelo trabalho que tem feito na divulgação da história e cultura de Cabo Verde, apoiado na colaboração de várias gerações de cabo-verdianos.

PM contacta universidades norte-americanas em busca de parcerias

Ulisses Correia e Silva esteve de também de visita, às universidades da US Navy Academy, à Bridgewater State University e à Massachusetts Maritime Academy, com o objectivo de promover maior articulação com esses parceiros, no sentido de definir um quadro de colaboração para formações, ao mais alto nível, dos jovens cabo-verdianos. De acordo com o Primeiro-Ministro a ideia é proporcionar aos cabo-verdianos, oportunidades e experiências a nível profissional, assim como acesso a cursos de master de alta gestão.

Em relação à Bridgewater State University, o Chefe do Governo avançou que, sendo uma instituição que já colabora com o país, há vários anos, através da Universidade de Cabo Verde, a possibilidade é “ainda maior” para alargar a parceria, por forma a que esta universidade possa receber mais estudantes cabo-verdianos.

Também, com a Massachusetts Maritime Academy, ficou acordado, já no primeiro trimestre do próximo ano, o Governo assinar um protocolo para formação, ao mais alto nível, de fuzileiros e agentes da guarda costeira. O foco estará na capacitação e gestão de todo o sector de segurança e vigilância marítima, e ainda, nas áreas relacionadas com sistemas fiáveis de segurança, particularmente da proteção, resgate em situação de naufrágios, e outros contextos, tendo em conta a larga zona Exclusiva de Cabo Verde.

Por outro lado, garantiu Ulisses Correia e Silva, uma missão da Massachusetts Maritime Academy deverá visitar Cabo Verde, brevemente, visando o estreitamento das cooperações e a possibilidade de apoiarem o país, na realização de ações e exercícios conjuntos com a guarda costeira.
Importa realçar que essas parcerias surgem no quadro do Programa “Cabo Verde Global” criado pelo executivo de Ulisses Correia e Silva, com finalidade de dotar o país de quadros altamente preparados para competirem a nível global, em diversas áreas.

Ulisses Correia e Silva encontra-se de visita oficial aos Estados Unidos, desde o dia 18 de Setembro, tendo já representando Cabo Verde na 72ª Sessão da Assembleia, e mantido vários encontros bilaterais com homólogos de vários países da CEDEAO e da CPLP, além de audiências com altas individualidades norte-americanas e reuniões com as comunidades cabo-verdianas. O Primeiro-ministro vai ainda participar na primeira Gala Cabo Verde Sucesso, no dia 30 de setembro, em Boston.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau