SOCIAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Greve de enfermeiros no Hospital Agostinho Neto: Pode ter consequências graves para os doentes renais crónicos 03 Fevereiro 2017

A provável paralisação dos serviços de Diálise na Praia pode afectar seriamente os doentes renais crónicos do país. É que os profissionais da enfermagem afectos ao Centro de Diálise do Hospital Agostinho Neto anunciam entrar em greve, nos dias 15 e 16 deste mês. Em causa estão o corte das remunerações extras e o novo horário e as escalas de serviço implementados pelo novo Conselho de Administração (CA) desta que é a maior unidade hospitalar de Cabo Verde.

Greve de enfermeiros no Hospital Agostinho Neto: Pode ter  consequências graves para os doentes renais crónicos

O Presidente do Sindicato Nacional Democrático dos Enfermeiros (SINDEF), José Sanches, garante, esta quinta-feira, 2, que o anúncio da greve de 48 horas surge na sequência dos resultados infrutíferos de vários encontros negociais tidos com o CA e com o Ministério da Saúde.

Diante desta situação, este activista sindical e representante dos enfermeiros considera que a Administração do Hospital Dr. Agostinho Neto viola, de forma flagrante, a lei que regula o horário e as escalas de serviço dos mesmos.

“Esta medida de imposição sobre os enfermeiros trata-se de um regime de trabalho que não coaduna com o normal funcionamento do Centro de Diálise. Situação esta, que se arrasta há cinco meses, e que poderá pôr em risco o tratamento da hemodiálise e a vida dos pacientes portadores de doença renal”, alerta o sindicalista.

Outra reivindicação destes funcionários diz respeito aos cortes “ilegais e abusivos” das remunerações acessórias antes concedidas à classe.

Familiares dos doentes renais crónicos assistidos pelo Centro da Diálise do HAN mostram-se preocupados com a greve anunciada, tendo alguns deles, em contacto com o Asmenaonline, advertido as autoridades de saúde para assumirem as suas responsabilidades por eventuais consequências graves resultantes da suspensão do tratamentos dos seus doentes.

Entretanto, Sanches promete suspender a greve, caso se chegue a um entendimento que satisfaça ambas partes. Contamos retomar esta matéria, ouvindo a versão do Conselho da Administração do Hospital Agostinho Neto.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau