LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Guiné-Bissau: José Mário Vaz “quer ser presidente da república e primeiro-ministro,” disse Nabiam. 07 Agosto 2017

A crise na Guiné-Bissau foi criada pelo Presidente da República, que perdeu controlo total da situação e pediu mediação internacional, resultando dai o Acordo de Conacri, diz o engenheiro Nuno Nabiam, líder da Assembleia de Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau.

Guiné-Bissau: José Mário Vaz “quer ser presidente da república e primeiro-ministro,” disse  Nabiam.

Entrevistado pela Voz da America em Portugal onde se encontrava de visita, Nuno diz que “até aqui o presidente rejeitou por completo o acordo e tenta manter o governo.

Para ultrapassar a crise, sugere Nabiam, o presidente José Mário Vaz precisa de “demitir o governo de Sissoco e nomear um primeiro-ministro de consenso (…) e há guineenses capazes de assumir essa posição para preparar o país para as eleições”.

De momento, o país carece de liderança, sublinha Nabiam.“O presidente está completamente fora do eixo, quer ser Presidente da República e Primeiro-ministro”.

Quanto ao seu partido, Nabiam diz que continua a angariar membros e sonha com a presidência. Reconhece ter tido o apoio de Kumba Ialá, de quem herdou o eleitorado, disse líder da Assembleia de Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau, cotado pela VOA.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau