Comunidade

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Guiné-Bissau:PAIGC marca congresso para 2018 e Domingos Simão Pereira recandidata-se à liderança do partido 23 Outubro 2017

Apesar da crise politica que se vive na Guiné-Bissau, o PAIGC já marcou o seu IX congresso ordinário para entre 30 de janeiro e 04 de fevereiro. A decisão foi tomada durante a reunião do Comité Central, que decorreu, no dia 21, à noite, na sede do partido em Bissau. O líder Domingos Simão Pereira, que foi impedido pelo Presidente da República de cumprir o seu mandato conferido democraticamente pelo povo como Primeiro-ministro, vai ser o candidatado à sua própria sucessão no conclave de 2018, em que vai acontecer novas eleições gerais.

Guiné-Bissau:PAIGC marca congresso para 2018 e Domingos Simão Pereira  recandidata-se à liderança do partido

Conforme a imprensa local, a data do congresso ficou determinada na reunião do comité central do PAIGC que terminou na sexta-feira em Bissau. Também foi decidido realizar o conclave em Bissau, na sede nacional do histórico partido, e não em Bolama como estava previsto.

Diz a RFI que a deliberação de realizar em Bissau a magna assembleia do partido fundado por Amílcar Cabral vai na lógica da direcção do partido de baixar as tensões e diminuir eventuais riscos de clivagens com os militantes dissidentes se o conclave tivesse lugar no interior da Guiné-Bissau.

Aliás, na última quarta-feira, um grupo de militantes do PAIGC tentou tomar de assalto a sede do partido em Bissau, gerando pancadaria durante algumas horas. O grupo que se assume como elementos próximos aos 15 deputados expulsos do partido anunciou ter feito aquela acção como forma de exigir a renúncia ao cargo do presidente do partido, Domingos Simões Pereira.

Simões Pereira que se perfila como candidato à sua própria sucessão, no congresso que terá como lema «PAIGC Unido na disciplina pelos ideais de Amílcar Cabral ao serviço da paz, estabilidade e desenvolvimento da Guiné-Bissau».

A fazer fé na RFI, Aly Hijazi, secretário nacional do partido, é o presidente da comissão organizadora do congresso ordinário de 2018, em que estão previstas novas eleições gerais.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau