LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Guiné-Bissau: Presidente procura saída de crise 11 Julho 2017

Evolui a situação política na Guiné-Bissau. No âmbito do diálogo nacional para a saída da crise política, o Presidente José Mário Vaz recebeu, hoje (10), em audiência, o líder do PAIG vencedor das ultimas eleições (Domingos Simões Pereira), o presidente do PRS (Alberto Nambeia) e Braima Camará, líder dos 15 deputados dissidentes do PAIGC.

Guiné-Bissau: Presidente procura saída de crise

Segundo a imprensa local, estes encontros separados surgem na sequência de um trabalho de mediação das partes, que tem sido efectuado pelo grupo de facilitação constituído por um grupo de mulheres guineenses, sob o alto patrocínio da representação das Nações Unidas em Bissau.

Diz a RFI que os jornalistas não foram autorizados a assistir ao primeiro dos encontros entre o chefe do Estado, José Mário Vaz, e o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira.

Mas dois elementos do grupo das facilitadoras, Francisca “Zinha” Vaz, antiga deputada e ex-candidata presidencial, e Fatumata Djau Baldé, ex-chefe da diplomacia, assistiram ao encontro.

Segundo a mesma fonte, a reunião entre o Presidente guineense e o líder do maior partido no Parlamento durou cerca de uma hora. Mas à saída do encontro Domingos Simões Pereira, sorridente, recusou-se em prestar declarações aos jornalistas, apesar da insistência dos mesmos em obter alguma reacção sobre o teor da conversa.

A RFI soube, entretanto, que o encontro serviu para os dois dirigentes abordarem a aplicação do Acordo de Conacri, ou seja, a formação de um novo Governo inclusivo e de consenso, que seria integrado por todos os partidos com assento no Parlamento.
De recordar que o actual executivo liderado por Umaro Sissoco Embaló conta apenas com o apoio de um dos cinco partidos com representação parlamentar – PRS.

Ainda esta segunda-feira (10/07) o Presidente recebeu o líder do PRS, Alberto Nambeia, o coordenador do grupo dos 15 deputados dissidentes do PAIGC, Braima Camará, bem como o presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, e o Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Sanhá.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau