LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Guiné-Bissau: Primeiro-ministro guineense desmente ter ligações com terrorismo 08 Novembro 2017

Depois do grupo de partidos políticos democráticos ter, no passado fim-de-semana, ameaçado apresentar queixa contra o presidente no Tribunal Penal Internacional por alegadamente o JOMV encobrir supostos elos entre o primeiro-ministro e terroristas, foi a vez de Umaro Sissoco Embaló responder. O primeiro-ministro guineense desmentiu, segundo a RFI, as acusações e disse ter em mãos documentos comprometedores sobre as figuras proeminentes do movimento, Domingos Simões Pereira e Nuno Nabian.

Guiné-Bissau: Primeiro-ministro guineense desmente ter ligações com terrorismo

Continua a escalada verbal entre os líderes políticos da Guiné-Bissau depois de dois líderes da oposição ameaçarem entrar com uma queixa-crime no Tribunal Penal Internacional contra o Presidente guineense, José Mário Vaz, por alegado encobrimento de supostas ligações terroristas do primeiro-ministro - agora foi Umaro Sissoko Embaló que veio responder aos ataques.

A RFI revela que, num comício popular num bairro de Bissau perante um grupo de amigos, Umaro Embaló negou que alguma vez tenha tido qualquer ligação ao terrorismo e ainda disse que ninguém do seu governo é terrorista.

Assegura que o primeiro-ministro afirmou que a ser acusado de algum acto terrorismo, seria terrorista em prol do desenvolvimento do país.

Quanto à ameaça de queixa no TPI contra o Presidente José Mário Vaz, Umaro Embaló diz estar tranquilo e que aguarda que os autores da ameaça avancem com a queixa.

Umaro Embaló avisou os autores dessa ameaça de que também ele está na posse de documentos que poderão comprometer o ex-primeiro-ministro e líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira e Nuno Nabian, presidente do partido Assembleia do Povo Unido, Partido Social Democrata da Guiné-Bissau.

Umaro Embalo disse que todo esse ataque à sua pessoa deve-se aos êxitos que o seu governo está a ter e que os outros não tiveram, refere a RFI.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau