CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Zona Norte dos Mosteiros:Ligação à rede pública alivia Câmara de despesa mensal de 800 contos 07 Agosto 2017

Há mais de 20 anos que a Câmara Municipal dos Mosteiros tem garantido fornecimento de energia eléctrica às localidades de Ribeira do Ilhéu e de Atalaia, a partir da micro-central da zona norte. Mas no próximo dia 12 a zona vai inaugurar a sua ligação à rede pública de energia, devendo acontecer o mesmo em Rocha Fora.

Zona Norte dos Mosteiros:Ligação à rede pública alivia Câmara de despesa mensal de 800 contos

Trata-se de um investimento de milhares de conto, que tem assegurado o acesso à energia eléctrica a cerca de 300 agregados familiares destas duas localidades, que vão, a par da localidade de Rocha Fora, conectar-se à rede publica da Electra, no âmbito do projecto da central única e do anel energético do Fogo, em execução desde 2014.

A inauguração da ligação à rede pública de energia em Ribeira do Ilhéu e em Rocha Fora está agendada para o dia 12 de Agosto, por ocasião das festas do município.

Em Atalaia, a transferência para a Electra acontecerá dentro de dois meses, quando os trabalhos de instalação de candeeiros estiverem concluídos.

Investimento

Conforme a Câmara de Caros Fernandinho Teixeira, os custos de produção de energia eléctrica para as localidades de Atalaia e Ribeira do Ilhéu ultrapassam os 500 contos/mês. Só em combustíveis são cerca de 400 contos.

Há ainda encargos com a manutenção da central e com o pagamento de pessoal, que elevam a soma total para perto dos 800 contos/mês, financiados pelo Tesouro Municipal.

Quanto às receitas, estas ficam muito aquém, revelando-se insuficientes para cobrir as despesas de produção. Não obstante, a edilidade tem garantido energia eléctrica à zona norte desde 1996, investindo, ao longo dos anos, na extensão da rede dentro das localidades e no equipamento da micro-central eléctrica.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau