NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Hamilton Fernandes é o novo presidente do IPC 02 Agosto 2017

Hamilton Fernandes foi empossado, esta terça-feira, 01 de agosto, pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, como o novo presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), na presença de vários técnicos deste instituto que trabalha na salvaguarda e investigação da memória histórica de Cabo Verde, seja ela imaterial ou material.

Hamilton Fernandes é o novo presidente do IPC

No acto de empossamento, Abraão Vicente afirmou que o presidente ter como aliado, o facto do instituto, que agora preside, ser autónomo e, por isso, já tem as chaves mestras para trabalhar na identificação, inventariação, investigação, salvaguarda, defesa e divulgação dos valores da cultura, do património cultural móvel e imóvel, material e imaterial do arquipélago.

Tendo estes elementos, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas acredita que o instituto possui todos os elementos para trabalhar na promoção de um laboratório de tradições orais e populares, rede de museus e centros históricos classificados e a gestão da conservação do património.

“Está tudo dito sobre a responsabilidade a que este cargo insere e sobre a confiança que depositamos hoje ao escolher um jovem, de 35 anos, para presidir uma das instituições mais sólidas de investigação de Cabo Verde”.

Prioridades do novo presidente

O novo presidente do IPC apôs o agradecimento pela confiança do Governo, através do MCIC, realçou como uma das prioridades a valorização e motivação dos recursos humanos da instituição para se poder “alavancar e dinamizar” a instituição.

Hamilton Fernandes destacou também alguns trabalhos “estruturantes” que devem ser feitos, para que junto, com o esforço dos técnicos do IPC, possam ser alcançados. “Será necessário algumas medidas estruturantes, sobretudo no que a legislação diz respeito, a dinamização do centro histórico dos museus, tornando-os um activo económico, num momento em que se fala muito sobre a questão do turismo”, afirmou o novo presidente para quem é necessário também dar atenção à sociedade.

Hamilton Fernandes é técnico do IPC, docente e investigador. Formado em História variante Arqueologia, pela Universidade de Coimbra, tem uma pós graduação em Turismo Cultural, mestre em Arqueologia e Património e doutorando em História pela Universidade de Évora.

Já desempenhou o cargo de Curador da Cidade Velha e já coordenou projectos relativamente à salvaguarda do património.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau