ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

INE celebra 20 anos com visita do Chefe do Estado 23 Dezembro 2016

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) de Cabo Verde vai assinalar, nesta sexta-feira,23, na cidade da Praia, os seus 20 anos de existência. A celebração da data culminará com uma jornada de reflexão, que contará com a presença do Chefe do Estado, Jorge Carlos Fonseca.

INE celebra 20 anos com visita do Chefe do Estado

Com arranque previsto para 8H30 na Sala de Conferência do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, a jornada de reflexão interna vai decorrer em torno do tema: " O que foi o INE, desafios e perspectivas futuras"». Paralelamente ao encontro, vão ser homenageados os funcionários reformados do INE e empossados os novos directores para os diferentes Serviços do mesmo instituto.

Após a jornada, o INE acolherá a visita do Presidente da República de Cabo Verde, que acompanhará a assinatura de um protocolo de colaboração entre o Instituo Superior de Ciências Jurídicas e Sociais e INE. « O objecto deste protocolo é estabelecer uma parceria entre as duas entidades com o intuito de produzir informações estatísticas que permitam a um melhor conhecimento da situação e propiciem condições para se accionar mecanismos para prevenir e reduzir o uso abusivo de bebidas alcoólicas no país», justifica o INE através de um comunicado.

INE e plano contra álcool

É que, segundo enquadra o documento, o consumo abusivo do álcool é um problema social, transversal a gerações e classes sociais com enorme impacto na saúde pública, na economia e, obviamente, nas famílias.

« Ciente disso, o Governo de Cabo Verde elaborou o Plano Estratégico Multissetorial de Combate aos problemas ligados ao Álcool 2016-2020», salienta INE, lembrando que o Presidente da República também lidera uma campanha nacional para minimizar o mesmo mal social, que esta a ter impacto negativo na saúde pública em Cabo Verde.

Aliás, como advertiu recentemente o médico Sousa Santos, especialista em medicina interna, "o alcoolismo é uma calamidade que pode destruir Cabo Verde".

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau