ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

INE preside Reunião do Grupo Praia em Estatística da Governança 15 Junho 2016

O Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INE) vai estar presente na 2ª reunião do Grupo Praia em Estatística da Governança, que terá lugar de 4 a 6 de Julho em Paris, França. Para além do INE Cabo Verde, estão confirmadas as participações de várias instituições internacionais, entre os quais os institutos nacionais de estatísticas dos Camarões, Costa do Marfim, Hungria, Peru, Uganda, México, Mali, Niger, Quénia, Malawi e ainda o African Union Comission, o French Institute of Reserche for Development, Paris School of Economics, entre outros.

INE preside Reunião do Grupo Praia em Estatística da Governança

A reunião é promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e pela Parceria em Estatística para o Desenvolvimento no Seculo 21 (Paris 21). Este segundo encontro, diz a organização, será uma oportunidade para os membros elaborarem uma série de documentos importantes, entre os quais o conceito de governança e suas dimensões.

Vão ainda discutir e identificar o papel de cada membro nas diversas tarefas por forma a acelerar o processo de execução das actividades, incluindo a elaboração da versão zero dos questionários para o mapeamento, avaliação critica e medição da governança pelas instituições de pesquisas e agências das Nações Unidas.

O presidente do INE de Cabo Verde, António Duarte, vai apresentar uma comunicação na abertura dos trabalhos, na qualidade de presidente do Grupo Praia, que é um dos oito City Groups activos e o único sediado num pais africano ou da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, o que torna esta entidade de primeira grandeza no que concerne à metodologia de medição de governança nas estatísticas oficiais. O seu objectivo é incentivar os países a produzirem estatísticas de governança baseadas em metodologias documentadas.

De referir que o Grupo Praia está a trabalhar a metodologia das estatísticas sobre governança, paz e segurança no sentido de fazer com que os institutos de estatísticas tenham metodologias "claras, consistentes, sólidas e rigorosas" para permitir às autoridades nacionais e municipais e aos organismos internacionais o seguimento de políticas e programas de desenvolvimento.

A primeira reunião desta plataforma de peritos em estatística, que foi aprovada a05 de Março do ano passado, durante a 46ª Comissão das Estatísticas das Nações Unidas em Nova Iorque, aconteceu na cidade da Praia em Junho de 2015.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau