ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

INECV consegue instituir Grupo Praia na ONU 10 Mar�o 2015

O Grupo Praia já existe de jure e de facto. Assim decidiu na última sexta-feira, 6 de Março, a 46ª Sessão da Comissão de Estatística das Nações Unidas em Nova Iorque. Assim, Grupo Praia é um dos nove City Groups activos, e o único sediado num país africano ou da CPLP, tornando-se numa entidade de primeira grandeza no que concerne a metodologia de medição de Governança nas Estatísticas oficiais. "Esta entidade que responde à Comissão de Estatística das Nações Unidas, logo, a todos os INEs do mundo, é liderado pelo Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde. Trata-se de um marco o facto de o INECV ter conseguido apresentar a proposta à Comissão, tal como é a sua aprovação sem objecção", congratula o Presidente do INCV e apresentador da proposta na ONU, António Duarte.

INECV consegue instituir Grupo Praia na ONU

Devido a necessidade de iniciar as actividades, a primeira reunião será realizada de 17 a 19 de Junho. Em Março de 2016, o Grupo Praia apresentará o plano de actividades 2016-2020 para discussão e aprovação da Comissão de Estatística das Nações Unidas, pontua António Duarte.

Nos dias 5 e 6 de Março de 2015, a 46ª Sessão da Comissão de Estatística das Nações Unidas em Nova Iorque validou a proposta de criação do Grupo Praia em Estatísticas de Governança. A discussão visava verificar a necessidade de criar o Grupo Praia, o seu termo de referência e o seu mandato. A proposta apresentada pelo Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde visava a criação de um grupo de peritos que trabalhará com o objectivo principal de encorajar os países a produzir estatísticas de governança baseando numa metodologia clara e rigorosa que será desenvolvida para o efeito.

A proposta contou com o aval da Comissão sendo que teve apoio expresso de Camarões, Suécia, Alemanha, Inglaterra, Níger, México, Portugal, Timor, Luxemburgo, Madagáscar, Gana, África do Sul, Guiné Bissau, Argélia, Cote d’Ivoire, Uganda, Espanha, França, EUROSTAT, ONUDC, Alto Comissariado para os Direitos Humanos, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau