ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

IV Fórum Mundial : Declaração da Praia apela para a transformação do diálogo global em oportunidades concretas de desenvolvimento local 21 Outubro 2017

A Declaração da Praia referente ao IV Fórum Mundial para o Desenvolvimento Económico Local, apela a transformação do diálogo global em oportunidades concretas de desenvolvimento a nível local, enquanto modelo mais económico, sustentável, equitativa e inclusiva, através de territórios para atingir metas universais.

IV Fórum Mundial : Declaração da Praia apela  para a transformação do diálogo global em oportunidades concretas de desenvolvimento local

A Declaração da Praia referente ao IV Fórum Mundial para ao Desenvolvimento Económico Local, apela a transformação do diálogo global em oportunidades concretas de desenvolvimento a nível local, enquanto modelo mais económico, sustentável, equitativa e inclusiva, através de territórios para atingir metas universais.

Encerrado hoje (20) na Cidade da Praia após quatro dias de debates vocacionados para transformar o diálogo político e uma aliança transversal sobre o desenvolvimento económico local, como quadro estratégico e operacional para o desenvolvimento sustentável, o IV FMDEL deixou desafios que se integram no âmbito da Agenda 2030.

Os delegados ao evento concordaram a relevância de sistemas integrados do Desenvolvimento Económico Local, DEL, como meios para a localização dos ODS, através da coerência política, instituições responsáveis, governação inclusiva e planeamento integrado de serviços afectivos e monitoramento de uma gestão transparente.

Recomendam também o papel do DEL, enquanto vector de coesão sócio-económico e territorial, de forma a permitir sinergias e reduzir as disparidades através da cooperação e parcerias territoriais, aproveitando da alternativa dinâmica Sul/Sul e cooperação triangular.

Consideram ainda o papel fundamental da Governação Regional e Local, GRL, das suas associações e do diálogo entre cidadãos para a aprendizagem mútua, com vista a permitir processos efetivos e inclusivos DEL em articulação com governos e políticas nacionais, bem como o importante papel das cidades intermediárias na promoção da relacção urbana-rural.

Por outro lado, recomendam alianças mais fortes entre actores e associações da sociedade civil para permitir processos de governança totalmente participativos e a coresponsabilidade na elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável local, reconhecendo o potencial do DEL em transmitir uma perspecticva integrada do desenvolvimento em situações de crises diárias mais complexas, mediante uma ponte com a prevenção, a construção da paz e o desenvolvimento sustentável através de instituições inclusivas mais fortes e um contrato social renovado entre actores locais.

Os delegados consideram ser urgente incluir e integrar a perspectiva do género nas políticas e estratégias como meios para capacitar e aproveitar o potencial económico das mulheres e meninas, a necessidade de ter estratégias de financiamento internacionais melhor concebidos e adaptados.

Reconhecem, por outro lado, o potencial do DEL em libertar e localizar o potencial de desenvolvimento dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, e em moldar a resiliência local contra as alterações climáticas, ao mesmo tempo que recomenda o valor chave de pesquisa, enquanto sistemas de conhecimento baseadas em evidências acessíveis, para a promoção da Agenda 2030.

Iniciativa de instituições internacionais, liderada pelas Nações Unidas, o IV Fórum Mundial para o Desenvolvimento Económico Local, realizou-se de 17 a 20 do corrente em Cabo Verde, na Cidade da Praia e contou com o envolvimento de mais de 2000 participantes, oriundos de mais de 80 países dos cinco continentes.

Trata-se de um processo contínuo, que culmina a cada dois anos com um evento mundial e que iniciou em 2011 em Sevilha, Espanha, seguido de 2013 em Foz do Iguaçu, Brasil, ao passo que a terceira edição foi realizada em 2015, em Turim, na Itália. Fonte: Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau