CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Ilha do Fogo recebe onze escalas de navios cruzeiros entre Outubro e Abril do próximo ano 26 Outubro 2017

Estão programados 11 escalas de navios cruzeiros na ilha do Fogo, entre 28 de Outubro e 10 de Abril de 2018. Centenas de turistas desembarquem no Porto de Vale dos Cavaleiros, vão visitar os diferentes pontos turísticos da ilha, que tem o vulcão activo em Chã das Caldeiras como seu ex-líbris.

Ilha do Fogo recebe onze escalas de navios cruzeiros entre Outubro  e Abril do próximo ano

São quatro navios com programação agendada para esta temporada de cruzeiro, nomeadamente o Bremen (uma escala), Panorama (três escalas), Le Ponant (uma escala) e Island Sky (seis escalas).

Destes navios, apenas o Panorama, de 52 metros de comprimento e cerca de seis metros de calado, consegue atracar no porto de Vale dos Cavaleiros, sendo que os outros, com dimensão entre 84 a 111 metros de comprimento, ficarão fundeados na baia, ao largo do porto.

Segundo as fontes deste jornal, o primeiro a escalar a ilha é o Bremen, de 111.5 metros de comprimento e 4.8 metros de calado, e será no próximo sábado, 28, proveniente de Palmeiras, ilha do Sal, com 122 passageiros a bordo.

Já em Novembro, entre os dias 15 e 28, estão programadas quatro escalas (Panorama e Le Ponant), sendo que as demais escalas, as do Island Sky, estão previstas para o mês de Abril, entre os dias 05 e 10.

Face ao aumento de escalas de cruzeiros e a forte aposta das autoridades locais para fazer do turismo um “motor” de desenvolvimento, os autarcas exigem intervenção no porto de Vale dos Cavaleiros, inclusive defendem a construção de um terminal de cruzeiro.

Para as autoridades locais, a ilha do Fogo é cada vez mais procurada para o turismo rural, graças às suas características naturais que proporcionam actividades de montanha e de campo envolvendo o vulcão, os vinhos e o café. As festas de romaria e a música tradicional também atraem muitos turistas.

Operadores turísticos acreditam num futuro promissor do turismo rural. Ainda que insípido por agora, mas este tipo de turismo já imprimiu nova dinâmica económica à ilha, sobretudo no meio rural.

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau