Cultura

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Ilha do Sal já tem o seu primeiro museu 08 Novembro 2015

O museu da ilha do Sal foi inaugurado este sábado, 07, pelo Ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa. Está situado no antigo edifício do Centro Cultural de Santa Maria. Foi criado no âmbito do projecto Rede Nacional de Museus.

Ilha do Sal já tem o seu primeiro museu

“Um espaço que permite aos cabo-verdianos e aos estrangeiros conhecer um pouco da Ilha do Sal e dos seus habitantes. O Museu apresenta as salinas naturais e a população, fruto de gentes vindas sobretudo de São Nicolau e da Boa Vista”. Foi assim que Mário Lúcio descreveu o espaço inaugurado neste sábado. Este lugar de memória salense revela a presença de estrangeiros, que também moldaram a fisionomia e o quotidiano desta ilha. O museu do Sal abre as portas como um ponto de conhecimento, lazer, promoção e divulgação da cultura.

O museu da ilha do Sal integra a Rede Nacional de Museus, instituída pelo Ministério da Cultura, com o objectivo de “um museu para cada município”. Na base desta ideia está, segundo o ministério, o objectivo de ter em “cada município, infraestruturas culturais para salvaguardar , conservar e divulgar o património cultural de cada localidade, valorizando, desse modo, o contributo de cada Município e dos seus moradores na preservação e crescimento da cultura cabo-verdiana”.

De realçar que as colecções dos Museus da Rede Nacional dos Museus devem ser compostas por objectos que fazem parte da nossa história, cultura, tradições locais e nacionais. Os museus da rede são tutelados pelo Instituto do Património Cultural, enquanto instituição que responde pela preservação do património cultural de Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau