LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

“Impedir o nome de Mário Soares no Aeroporto do Montijo” tem 9349 peticionários 31 Dezembro 2017

A sugestão de dar o nome do antigo Presidente Mário Soares ao eventual aeroporto internacional de Lisboa em Montijo partiu do atual chefe de Estado. “Se é possível ao Presidente da República fazer alguma sugestão, ela é de que essa nova realidade mereça o nome de Mário Soares, homenagem justa a quem serviu o país", disse em fevereiro o presidente Marcelo.

“Impedir o nome de Mário Soares no Aeroporto do Montijo” tem 9349 peticionários

Em março, a Assembleia da República de Portugal recebia a petição que, assinada por nove mil trezentas e quarenta e nove pessoas, suscita a indignação de entidades diversas.

A petição entrou na Assembleia da República de Portugal em março e foi em outubro aprovada para discussão, mas sem definir a data. Nela se pede seja descartada a atribuição ao presidente da República Mário Soares do novo aeroporto do Montijo, que aliás ainda não se sabe se vai existir.

A eventual escolha do nome do pai da democracia portuguesa, Mário Soares, é tida como "fraturante da identidade portuguesa" pelo grupo de peticionários que referem "o milhão de portugueses" que não se reveem na figura do responsável pela descolonização.

A proposta é que o novo aeroporto seja dedicado a um dos heróis da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, Gago Coutinho-Sacadura Cabral, ou a um dos capitães de Abril, Jaime Neves-Salgueiro Maia.

Fontes: Sites do parlamento português e da Fundação Mário Soares. Foto da chegada de Mário Soares a Lisboa, no ’Comboio da Liberdade’ em 25 Abril 1974.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau