ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Indicador de confiança dos cabo-verdianos volta a diminuir 27 Novembro 2014

A confiança dos cabo-verdianos voltou a diminuir este 3º trimestre, contrariando os sinais de optimismo recentes, indicam os resultados do inquérito de Conjuntura no Consumidor apurados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Os cabo-verdianos fizeram uma apreciação negativa sobre a situação financeira das famílias e a economia do país.

Indicador de confiança dos cabo-verdianos volta a diminuir

As famílias inquiridas disseram que tanto a tanto a sua situação económica como a do país evoluiu negativamente em comparação com o trimestre homólogo. Os preços de bens e serviços também diminuíram e o desemprego aumentou em relação ao mesmo período de 2013.

Em relação ao item poupança, a maior parte dos inquiridos (61%), consideraram que com a actual situação económica do país, não será possível economizar dinheiro. No trimestre homólogo esse percentual foi de 72%. Mas 26% dos inquiridos afirmam ser possível poupar algum dinheiro em função da actual situação económica do país.

Para os próximos 12 meses, mantém-se o pessimismo. Os entrevistados perspectivam que a situação financeira das famílias e do país devem evoluir negativamente comparado com mesmo período de 2013. Os preços dos bens e serviços vão continuar a cair quando comparado com o trimestre homólogo. Já o desemprego perde fôlego e diminui ligeiramente.

Quando questionados se tencionam comprar um carro nos próximos dois anos, 94% diz que não. 3% afirma que provavelmente vai adquirir uma viatura. O cenário se repete relativamente a intenção de comprar ou construir casas. A maioria, 75%, diz categoricamente que não via comprar, contra 60% registado no período homólogo.

Cerca de 9% diz que provavelmente não irá construir ou comprar uma casa. 12% dos entrevistados são de opinião que pode construir ou comprar uma casa nos próximos 2 anos. Apenas 4% afirmam com certeza absoluta que vai comprar ou construir uma casa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau