ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Inquérito da INECV: Santiago com maioria de empresas, baixa no volume de negócios e empregados 29 Dezembro 2017

A maioria das empresas cabo-verdianas está concentrada nas ilhas de Santiago, São Vicente, Sal e Boa vista, revela o inquérito anual às empresas (IAE) referente ao ano de 2016 divulgado hoje,28, pelo Instituto Nacional de Estatísticas de Cabo Verde (INECV). Com a ilha de Santiago na liderança nacional, o estudo indica ainda que que houve uma redução, entre 1,8 e 2,1 por cento, em termos de efectivo de empresas activas, número de empregados e volume de negócios em 2016, em comparação com o ano de 2015.

Inquérito da INECV: Santiago com maioria de empresas, baixa no volume de negócios e empregados

No tocante aos resultados por ilha, o IAE em apreço indica que há uma nítida concentração de empresas nas ilhas de Santiago, São Vicente, Sal e Boa Vista, que somam 78,4 % do efectivo total de empresas activas em 2016 em Cabo Verde. «O efectivo total de empresas activas na ilha de Santiago representou cerca de 45,0 % do total nesse mesmo ano, valor inferior ao registado no ano anterior em 0,2 pontos percentuais (p.p.)», lê-se no documento a que o Asemanaonline teve acesso.

O documento revela, por outro lado, que as três ilhas detêm a concentração de cidadãos que trabalham, que presentam, no conjunto, 91,8 % do total de pessoas empregadas em 2016. «O efectivo total de pessoas empregadas observado na ilha de Santiago representou cerca de 43,1 % do total nesse mesmo ano, um valor que é inferior ao registado no ano anterior em 1,8 p.p», refere a mesma fonte.

Mas os dados do inquérito às empresas não ficam por aí. « O estudo mostra ainda uma nítida concentração do volume de negócios nas ilhas de Santiago, São Vicente, Sal e Boavista, que somam 97,0 % do volume de negócio gerado para o total da economia Cabo-Verdiana em 2016. O montante total do volume de negócio gerado na Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas 2016, a ilha de Santiago representou cerca de 44,5 % do total nesse mesmo ano, um valor inferior ao registado no ano anterior em 2,1 p.p».

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau