INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Islândia: Banco vence centenas de depositantes franceses defraudados em milhares de milhões 29 Agosto 2017

O banco islandês ‘Landsbanki Luxembourg’ declarou falência em 2008, aquando do terramoto financeiro internacional, e os seus clientes têm de aceitar que isso faz parte dos «riscos da vida económica», decidiu esta segunda-feira 28 o tribunal que deu ordens para a «restituição dos créditos». Assim, os liquidatários do banco têm autorização para vender os bens hipotecados dos clientes.

 Islândia: Banco vence centenas de depositantes franceses defraudados em milhares de milhões

Centenas de pessoas tinham hipotecado os seus bens para que o ‘Landsbanki Luxembourg’ lhes emprestasse dinheiro. Quando o banco faliu, os ‘lesados’ entraram com um processo por fraude junto do juízo-crime de Paris.

Nove anos depois, o tribunal pronuncia-se: “Não ficou provado que os clientes tenham sido vítimas de fraude ao hipotecar os seus bens ao ‘Landsbanki Luxembourg’. Centenas de casas e apartamentos foram hipotecados em 2007. O cantor argelino Enrico Matias e a esposa, hoje falecida, hipotecaram dois imóveis para obterem um empréstimo. Apenas parte do montante (em torno dos 25-30%) foi entregue em dinheiro líquido e a maior parte (75-70%) foi investida em operações financeiras que o próprio banco recomendou.

A falência do banco islândes fez com que os investimentos dos seus clientes em seguros de vida perdessem valor e as seguradoras pediram o reembolso aos clientes. Estes opuseram-se formalmente em 2008 levando o caso a tribunal.

«Há dez anos que vivo com medo de perder o meu único bem”, uma luxuosa vila em Saint-Tropez, sul de França, avaliada em 35 milhões de euros, disse na audiência de maio o popular cantautor.

O seu pior receio confirmou-se e, esta segunda-feira, saiu do tribunal mudo e abatido. Como ele, centenas de depositantes.

Fontes: Le Figaro. Getty -foto de Sigurjon Arnason, então presidente do ’Landsbanki of Iceland’.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau