INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Islândia: Pedido polémico do pai do primeiro-ministro leva à 2ª queda em Governo de 9 meses 19 Setembro 2017

O primeiro-ministro Bjarni Benediktsson anunciou, na sexta-feira, que a Islândia vai a novas eleições em novembro. É que o governo foi chamado à pedra pelo segundo partido da coligação, após o encobrimento do escândalo da carta que o pai do PM escreveu ao ministro da justiça a interceder por um pedófilo condenado.

Islândia: Pedido polémico do pai do primeiro-ministro leva à 2ª queda em Governo de 9 meses

Guðlaug Kristjánsdóttir, do partido “Futuro Brilhante”, anunciou ter “decidido terminar a cooperação com o governo”, de coligação liderado pelo partido da independência. A líder Kristjánsdóttir confirmou que o escândalo da carta foi “a última gota”.

O primeiro-ministro disse na sexta-feira, 15, em conferência de imprensa: “Perdemos a maioria e não vejo sinais de que possamos voltar a tê-la. Por isso, vamos para novas eleições”, a ter lugar em novembro.


Pai escreveu carta, primeiro-ministro nada fez

Benedikt Sveinsson, o pai do primeiro-ministro, escreveu uma carta para ajudar um amigo condenado num caso de pedofilia “a restaurar a honra”. Pedia que o registo criminal deixasse de mencionar o crime grave cometido durante doze anos por Hjalti Sigurjón Hauksson, que violou a enteada desde que ela tinha cinco anos de idade.

O ministro da justiça, Sigridur Andersen, do partido maioritário, avisou o primeiro-ministro em julho. O busílis da questão é que o teor da carta foi encoberto e só esta semana, sob pressão parlamentar, foi então revelado.

A coligação governamental liderada pelo partido independentista integrava ainda o partido da Reforma, que de imediato apoiou a nova convocatória para eleições legislativas.

Fonte: Washington Post. Foto Reuters: ao centro, o presidente da República tendo à sua direita o primeiro-ministro e Guðlaug Kristjánsdóttir (2ª à esquerda).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau