POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

JPAI pede um orçamento com foco na educação e formação profissional dos jovens 02 Agosto 2017

A JPAI - Juventude do PAICV apresentou, esta terça-feira,01, ao Ministro das Finanças os seus subsídios para o Orçamento de Estado para 2018, constituído por um conjunto de iniciativas que vão de encontro ao incentivo da formação, da qualificação e da especialização da mão-de-obra dos jovens cabo-verdianos.

 JPAI pede um orçamento com foco na educação e formação profissional dos jovens

A JPAI, neste quadro, propõe a aprovação dos estatutos do estudante-trabalhador, que teria impacto não só no emprego como na formação e qualificação dos jovens.
“Somos frequentemente confrontados com situações de jovens que desejam estudar, mas enfrentam dificuldades por falta de condições financeiras para o fazer.

Entretanto, podendo o jovem trabalhar terá por onde financiar os seus estudos. Por isso, consideramos que esse dispositivo legal em muito iria ajudar”, fundamentou Fidel Cardoso de Pina, presidente da JPAI, lembrando que, por outro lado, com esta medida as empresas ganham uma mão-de-obra mais qualificada, e o país passa a ter quadros melhor habilitados e qualificados.

Outro aspecto trazido pela JPAI refere-se à promoção do emprego jovem, empreendedorismo jovem e do auto-emprego, pelo que propõe à adopção de medidas específicas como criação do programa de incentivo ao primeiro emprego; programa de acesso ao financiamento aos jovens empreendedores; incentivar a economia digital; incentivar e facilitar o acesso à entrada no REMPE, através, por exemplo, de um balcão de atendimento na Casa do Cidadão; redução do INPS às empresas que empregam, na maioria, os jovens, entre outras medidas.

A promoção da formação também consta da agenda da preocupação da JPAI, tendo o seu líder incentivado o Governo, no quadro do OE 2018, ao fomento da investigação científica, aumentar o número de bolsas de estudos e incentivar bolsas de estudos tanto para o superior como também para o técnico e profissional.

A JPAI aproveitou o momento para felicitar o Governo por esta iniciativa de abrir o espaço de apresentação de subsídios e de contribuições, no quadro da elaboração do OE, e diz-se expectante em ver as suas propostas serem absorvidas para que “a nossa juventude saia a ganhar e a JPAI está aberta ao diálogo para contribuir para o futuro do nosso país”, sublinhou Fidel de Pina.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau