BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

JPAI visita Embaixada de Cuba para apresentar agenda e realçar a cooperação com Cabo Verde 16 Novembro 2017

A convite da Embaixada de Cuba em Cabo Verde, a Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI) efectuou, esta semana, uma visita ao Embaixador de Cuba, Alejandro Díaz Palacios, acreditado na Praia. A comitiva, que integrou o seu presidente, Fidel Cardoso de Pina, o vice-presidente José Cardoso e a Secretária-geral Neima Monteiro, teve como propósito apresentar a nova Direcção Nacional e a agenda desta organização juvenil para os próximos tempos.

JPAI visita Embaixada de Cuba para apresentar agenda e realçar a cooperação com  Cabo Verde

O encontro, segundo José Cardoso, serviu igualmente para muita partilha dos valores que fundam os laços históricos entre Cabo Verde e Cuba, relação essa com “marcos” que teve o seu início ainda antes da nossa independência.

“Cuba, não só tem dado apoios à causa da libertação nacional, mas facilitou a formação de quadros nacionais no pós-independência e à cooperação bilateral que ainda se mantém em diversas áreas importantes para o desenvolvimento da Nação”, refere.

Para Fidel Cardoso de Pina, a JPAI, reconhece e valoriza aqueles que ajudaram o país a crescer, destacando a Cuba como um parceiro “estratégico” de Cabo Verde.

Já no quadro da cooperação existente entre os dois países, o diplomata cubano ressalta que o contingente de médicos cubanos em exercício de funções em Cabo Verde será reforçado de 58 até atingir 67 profissionais no final deste ano. “Os médicos cubanos radicados em Cabo Verde já têm realizado 81 mil consultas médicas, desde um de Janeiro a 31 de Outubro deste ano, o que tem contribuído para que a população esteja bem coberta em termos de saúde e se sinta bem atendida”, afirma.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau