INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Japão: Demissão da ministra da defesa por ocultação de casos da missão militar no Sudão-Sul 31 Julho 2017

A ministra Tomomi Inada, tida como próxima do primeiro-ministro Shinzo Abe (ambos na foto), demitiu-se, na sexta-feira 28, noticia o ’Japan Times’. O escândalo da ocultação de documentos militares sobre a missão japonesa no Sudão do Sul fez com que dois chefes máximos militares se demitissem, seguidos no dia seguinte pela controversa ministra.

Japão: Demissão da ministra da defesa por ocultação de casos da missão militar no Sudão-Sul

Personalidade controversa que entrou em choque com o próprio Shinzo Abe, a ministra sai no meio de uma polémica suscitada pela tentativa de dissimulação de documentos militares sobre a missão japonesa no Sudão do Sul.

Tudo começa em dezembro quando o Ministério da Defesa nipónico declara a perda dos relatórios diários sobre as atividades realizadas pelos militares em julho. Nesse mês, precisamente, intensificaram-se no Sudão do Sul os combates, sendo que segundo as leis internacionais as forças nipónicas estão impedidas de intervir em zonas de combate.

A difusão dos relatórios iria mostrar que os militares da FAD, forças nipónicas de auto-defesa, não tinham respeitado as normas, pondo em causa a missão militar japonesa. Suspeitas de ocultação começaram a surgir e o parlamento ordenou um inquérito.

Em fevereiro, a posição da ministra ficou insustentável quando saiu o relatório do inquérito, que mostrava irregularidades na condução dos militares em solo sul-sudanês. Dos responsáveis, desde a chefia militar até à ministra e o seu vice, só se esperava que pedissem a demissão.

A baixa de popularidade do primeiro-ministro, que manteve a confiança na sua ministra, foi o primeiro sintoma desse mal-estar gerado na sociedade nipónica enquanto a oposição pedia a cabeça dos responsáveis pela má imagem internacional do Japão.

Fontes: Japan Times, Le Monde e Getty (foto)

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau