LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

João Lourenço quer "diálogo permanente 08 Setembro 2017

João Lourenço assegura "abertura ao diálogo permanente com as demais forças políticas do país". No discurso de vitória, o cabeça de lista do MPLA às eleições gerais angolanas prometeu incentivar um "ambiente de concórdia”.

João Lourenço quer

Na sua primeira declaração após o anúncio dos resultados, João Manuel Gonçalves Lourenço não poupou agradecimentos, inclusive à oposição por “participação no processo eleitoral” e convidou as demais forças políticas do país a juntarem-se à cerimónia de investidura: "Conto com a vossa presença na cerimónia de investidura, para a qual, seguramente, estão à partida convidados, o que contribuirá para este ambiente de concórdia que nos propusemos incentivar e praticar”.

João Lourenço, terceiro Presidente da República de Angola, em 42 anos de independência, considerou ainda que "a vitória não é apenas do MPLA", mas "de todo o povo angolano".

O general angolano terá como vice-presidente, Bornito de Sousa, e garantiu que o próximo Governo vai trabalhar no sentido de "afastar as práticas e comportamentos reprováveis", que possivelmente “estarão na base de tanta abstenção”.

O recém-eleito Presidente de Angola sublinhou que o pleito decorreu "dentro dos padrões internacionais (…) salvo alguns casos prontamente identificados, condenados e repudiados”.

No discurso de vitória, João Lourenço aproveitou igualmente para criticar a onda de protestos dos partidos da oposição

De acordo com os resultados definitivos ontem veiculados pela Comissão Nacional Eleitoral, o MPLA obteve 61.07% dos votos elegendo 150 deputados; a Unita conseguiu eleger 51 parlamentares ao obter 26,67% dos votos. Segue-se a coligação CASA-CE com 9.44% e 16 deputados; PRS com 1.35% e a eleição de dois deputados e a FNLA obteve 0.93% de votação e elege um parlamentar. A APN arrecadou 0.51% da votação e não elegeu nenhum deputado.

C/RFI

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau