DESPORTO

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Jogos da CPLP 2016: Mais de 500 atletas de língua portuguesa no Sal 17 Julho 2016

Arranca este domingo, 17, e vai até ao dia 24, a X edição dos Jogos da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa, que terá a ilha do Sal como anfitriã. Além de Cabo Verde, confirma-se a presença de mais de meio milhar de atletas e delegações de todos os Estados-membros: Guiné-Bissau, Angola, Brasil, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Jorge Santos,faz a abertura do evento.

Jogos da CPLP 2016: Mais de 500 atletas de língua portuguesa no Sal

Não é a primeira vez que Cabo Verde organiza os jogos da CPLP. Em Julho de 2002, a cidade da Praia acolheu os IV Jogos da CPLP que juntaram 470 atletas. Nesta edição, a décima, que vai ter lugar nas cidades de Espargos e Santa Maria, são esperados perto de mil participantes. São mais de 530 atletas, além de técnicos, membros da equipa médica, árbitros, chefias das delegações, comunicação social, oficiais e voluntários.

As delegações dos nove Estados-membros da CPLP competem nas modalidades de basquetebol, natação de águas livres, andebol, futebol, atletismo e atletismo adaptado (paraolímpico), Voleibol de praia e Taekwondo.

Esta X edição dos Jogos da CPLP conta ainda com uma Comissão de Disciplina presidida por Cabo Verde, na qualidade de país organizador. No papel de vogais estão Angola e Moçambique, com Portugal e Brasil como suplentes. Participa ainda uma Comissão Médica, composta pelos Drs. Humberto Évora (Cabo Verde), Raul Pacheco (Portugal), Carlos Rodrigues e Nuno Martins (Cabo Verde).

Foram, por outro lado, criados, especificamente para esta décima edição, um hino desportivo e um logotipo. Para o hino foi escolhido o tema “Jogamos na mesma Língua”, da autoria da jovem cantora Élida Paris, de
São Vicente, e interpretado pelos artistas Devil e Angel (o duo Elly e Djary Paris).

O logotipo foi inspirado no entrelaçado do balaio cabo-verdiano – o utensílio “balói de tentê” muito utilizado no armazenamento e transporte de alimentos. “Com o entrelaçado queremos, de uma forma gráfica, simbolizar o encontro, a força, a união de povos, culturas e a mistura de emoções que o evento proporciona”, explica o porta-voz da Direcção-Geral do Desporto.

Promover o Turismo através do Desporto

A escolha da ilha do Sal para acolher esta décima edição dos Jogos da CPLP não foi por acaso. Promover o turismo através do desporto, descentralizar a realização de eventos desta magnitude para as restantes ilhas, divulgar a realidade cabo-verdiana e as suas potencialidades são os principais motivos que levaram o Governo de Cabo Verde a escolher a ilha mais turística do país, como anfitriã dos X Jogos da CPLP.

“Independentemente de considerarmos relevantes os aspectos sociais que nos aconselham a propor a realização de Jogos de forma (des) concentrada na ilha do Sal, consideramos também as questões logísticas, financeiras e de segurança” que a ilha dispõe.

“Muitas das dificuldades que em 2002 marcaram a realização dos IV Jogos da CPLP em Cabo Verde, hoje estão superadas. As ofertas de serviços na Ilha do Sal são da melhor qualidade e em número suficiente, para receber todos os nossos convidados”, considera a comissão organizadora.

Além da vasta oferta em infraestruturas hoteleiras para acolher as delegações desportivas, pesaram na decisão tanto as excelentes condições do Estádio Municipal Marcelo Leitão – além do campo de futebol de relva sintética possui uma pista de atletismo que obedece aos padrões internacionais de qualidade - como a beleza da praia de Santa Maria. Factores de peso que ditaram a escolha do local onde se realizarão as provas náuticas e aquáticas, “proporcionando espectáculo desportivo, turismo de sol, mar e recreação”.

As provas de Taekwondo terão como palco o Pavilhão do Complexo Educacional de Santa Maria, “uma infraestrutura nova e que oferece todas as condições desportivas”, afirma a organização. Relativamente às Infraestruturas desportivas para as modalidades como Basquetebol e Andebol, a Ilha possui um pavilhão com todas as condições necessárias para a realização destas competições.

Fórum internacional do Desporto da CPLP

À margem das competições desportivas, a X edição dos Jogos da CPLP será marcada ainda pela realização do primeiro Fórum do Desporto da Comunidade de Países de Lingua Portuguesa que acontece na segunda-feira, 18, e terá lugar na sala de conferências do Meliá Dunas Beach Resort, em Santa Maria.

Este fórum internacional tem como tema principal ‘Ética e Integridade no Desporto’ e conta com a participação activa de importantes figuras governamentais e não-governamentais dos Estados-membros da CPLP.
Destacam-se as presenças do ministro da Presidência do Governo de Cabo Verde, do ministro da Educação de Portugal, o ministro da Juventude e Desportos de Moçambique, o ministro do Desporto e Juventude de São Tomé e Príncipe, da directora da UNESCO para a Ética, Juventude e Desporto e do director de Políticas Públicas do Desporto do Reino Unido.

Os três painéis que compõem este primeiro Fórum Internacional do Desporto da CPLP versarão sobre as dimensões práticas da integridade e da ética no desporto, a educação e o desporto, os seus novos desafios e as soluções propostas.

No final dos trabalhos será apresentado um documento final com a sumarização de todas as declarações e conclusões mais importantes a retirar do Fórum.

Susana Rendall Rocha

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau