DESPORTO

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Jogos da Francofonia: Governo manifesta total apoio aos atletas que irão representar Cabo Verde 19 Julho 2017

“O Governo de Cabo Verde manifesta total apoio e estará à vossa inteira disposição para acompanhar de perto a participação, fazendo de tudo para que a mesma seja coroada de sucessos”, enfatizou o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luis Filipe Tavares, que em representação do Ministro do Desporto, recebeu na tarde segunda-feira, 17, a comitiva de atletas e dirigentes que compõem as modalidades que representam Cabo Verde no VIII Jogos da Francofonia que se realizam de 21 a 30 de julho, em Abidjan, Costa do Marfim.

Jogos da Francofonia: Governo manifesta total apoio aos atletas que irão representar Cabo Verde

“Temos briosos atletas, muito motivados e com uma grande vontade de vencer”, disse o Ministro, após a receção da comitiva e para quem a sua participação nesses Jogos da Francofonia é um motivo de orgulho.

Segundo lembrou o governante, Cabo Verde tem sido conhecido também pelo desporto, pela qualidade dos seus atletas e pelo trabalho extraordinário que tem feito, por isso em nome do Primeiro-Ministro e do Ministro do Desporto desejou aos atletas que irão participar no referido certame sucessos e as maiores felicidades, bem assim dizer que são o orgulho da nação cabo-verdiana.

De realçar que Cabo Verde é representado na Costa do Marfim (Abidjan) por um Cônsul honorário, o qual Luís Filipe Tavares avançou que irá receber a comitiva de braços abertos e fazer de tudo para que se sintam bem em Abidjan.

Luís Filipe Tavares reiterou que o Governo está empenhado em fazer com que essa participação seja histórica e acredita que os atletas vão representar o País com o melhor das suas capacidades, e com empenho e sorte, possam trazer medalhas para Cabo Verde.

De referir que a comitiva que irá participar nos Jogos da Francofonia é composta por 19 elementos entre atletas, treinadores e delegados de cada modalidade, mais os chefes de missão e de delegação, para além de um técnico de comunicação e uma fisioterapeuta.

A participação de Cabo Verde resume-se às modalidades de Atletismo, Atletismo Paralímpico e Judo.

Sublinhamos, ainda, que Cabo Verde faz parte da Organização Internacional da Francofonia (OIF) desde 1996 e esta é a sétima vez que participa nesta “festa” da Francofonia, tendo o nosso país nas participações anteriores conseguido quatro medalhas: uma de ouro (Canadá, 2001), uma de prata (Níger, 2005) e duas de bronze (Madagáscar, 1997 e Níger 2005).

Ainda sobre os Jogos da Francofonia, importa salientar que foram criados em 1987 pelos Chefes de Estados e de Governos dos países membros, durante a X Cimeira da Francofonia, com o intuito de promover a língua francesa e a juventude dos países de língua oficial francesa ou em que o francês tem um status “privilegiado” como é o caso de Cabo Verde.

Os Jogos da Francofonia acontecem num intervalo de quatro em quatro anos, no ano pós-olímpico, e deles fazem parte ainda concursos culturais.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau