ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Kavala Fresk Feastival movimenta Mindelo 08 Julho 2017

A V Edição do Kavala Fresk Feastival (KFF) arranca, neste sábado, 08, em S.Vicente. O certame organizado pela Mariventos acontece na histórica Rua da Praia, com forte aposta na internacionalização da gastronomia local feita com base na cavala capturada nos mares de Cabo Verde.

Kavala Fresk Feastival movimenta Mindelo

Muito concorrido, tudo indica que o evento vai reunir mais de 40 mil pessoas, incluindo turistas e emigrantes, durante todo o dia na avenida que começa do Largo do MindelHotel, estendendo-se até à réplica da Torre de Belém, contígua ao Mercado de Peixe.

Conforme apurou o Asemanonline, a logística está praticamente assegurada: barracas com restaurantes e bares estão já montadas para assegurar os serviços necessários – fornecimento de água, refrigerantes, sumos, bebidas alcoólicas e pratos diversos, tendo a cavala como a matéria-prima principal. A cantora Gabriela Mendes vai ser um dos vários artistas a animar esta edição do Kavala Fresk Feastival.

Com aposta na sua internacionalização, Mariventos anunciou aquilo que considera ser as cinco novidades do festival, designadamente a presença de quatro continentes (América, Ásia, Europa e África), uma exposição ao ar livre de 20 carros clássicos, um show cooking, um workshop para chefes e cozinheiros e outro para crianças a partir dos seis anos, bem como o lançamento do concurso “Kavala mas sabe”.

Informou a organização que, além de um chefe de cozinha de Cabo Verde (África), participam no festival chefes da China (Ásia), dos Estados Unidos (América), patrocinado pela Embaixada na Cidade da Praia, e de Portugal (Europa), com patrocínio da Docapesca.

O KFF inclui ainda os cinco elementos que integram a festa que há cinco anos arrasta multidões para a zona baixa da cidade do Mindelo: o peixe, o pescador, a peixeira, o cozinheiro e o povo.

Público e impacto económico

Em conferência de imprensa, Josina Freitas, da organização, apela para que o povo apareça em peso na Rua da Praia, isto para superar, de longe, as 40 mil presenças que em 2016 passou pelo palco da festa.

Para determinar o impacto do KFF na economia e na sociedade sanvicentinas, a Mariventos assinou um protocolo com a PDConsulting, representado por Paulino Dias, que deverá promover um estudo nesse sentido.

Segundo os promotores, o Kavala Fresk Feastival nasceu em 2013, tendo implantado no ano seguinte com o lançamento do livro de receitas. Depois de estruturado, ano mais tarde consolidou-se ao representar Cabo Verde no Slow Food na Itália. Agora quer internacionalizar-se – daí a presença de várias entidades estrangeiras nesta edição de 2017.

A Câmara de S.Vicente, através do edil Augusto Neves, está a ser um dos grandes parceiros deste evento, que já entrou no roteiro turístico-cultural da cidade do Mindelo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau