Comunidade

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Kola San Jon no Bairro da Cova da Moura 21 Junho 2014

Música e dança, tambores, Kolá e comida tradicional cabo-verdiana vão inavadir este sábado o Bairro da Cova da Moura, na Amadora. É mais uma edição do Kola San Jon - festa de Cabo Verde que acontece na sede da Associação Moínho da Juventude. A festa já faz parte do Património Cultural Imaterial de Portugal.

Kola San Jon no Bairro da Cova da Moura

Será um dia para celebrar a fertilidade e a amizade. As actividades começam na sede da Associação Moínho da Juventude, mas ao meio da tarde acontece a degustação de pratos típicos do arquipélago. Além disso, o festival da Cachupa tomará conta dos restaurantes do bairro- serão confeccionados cinco panelas deste prato tradicional de Cabo Verde para partilhar com os tamboreiros, coldeiras e demais romeiros que participarão nessa festa junina.

Após repor as energias, haverá um percurso pelas ruas do bairro com tamboreiros que marcam o ritmo frenético do kolá. Serão acompanhados de caldeiras e do tradicional “navizim”, num desfile que procura recuperar os ritos e ritmos de São João e ao mesmo tempo transmiti-los aos descendentes.

Festa tradicional de Cabo Verde, em especial das ilhas de Santo Antão, São Vicente, São Nicolau e Brava o «Kola» é festejada desde 1992 no Alto da Cova da Moura, cuja população é maioritariamente oriunda do arquipélago, por iniciativa da Associação Moinho de Juventude.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau