POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Líder do PAICV analisa com Pedro Santana Lopes em Portugal cooperação com Cabo Verde 08 Julho 2017

A líder do PAICV, Janira Hopffer Almada, foi recebida em audiência, na Lisboa, onde se encontra desde ontem,06, em périplo pela Europa, por Pedro Santana Lopes, ex-primeiro-ministro de Portugal e o actual Provedor da Santa Casa da Misericórdia. O encontro entre os dois serviu para analisar a cooperação entre Lisboa e Cidade da Praia, com enfâse na área social e na Parceria Especial entre a União Europeia e Cabo Verde.

 Líder do PAICV analisa com Pedro Santana Lopes em Portugal cooperação com Cabo Verde

Conforme diz em nota o PAICV, Pedro Santana Lopes é um amigo de longa data de Cabo Verde. Por isso, o diálogo entre ele e Janira Hpffer Almada discorreu sobre o processo de desenvolvimento de Cabo Verde, com os seus desafios e ganhos, com particular incidência em assuntos da atualidade nacional, como a política externa e a importância da Parceria Especial com a União Europeia e os direitos da oposição democrática.

«A presidente do PAICV também quis inteirar-se da proposta de Protocolo com o Ministério do Ministério da Família, que começou a ser negociado com Cabo Verde, na governação anterior, cujo seguimento não foi dado pelo actual Governo do MpD», lê-se na nota que vimos referindo.

O documento salienta que, tendo em conta que o PAICV sempre teve, como bandeiras, as causas sociais, a presidente Janira Hoffer Almada também manifestou o seu reconhecimento por todo o trabalho que a Santa Casa da Misericórdia vem desenvolvendo, com impacto para a comunidade cabo-verdiana radicada em Portugal.
Participação no fórum mulheres na liderança
Mas a agenda da líder da oposição náo ficou por ai. Janira Hopffer Almada também participou, nesta sexta-feira, 7, em Portugal, na Conferência Women in Leadership, como conferencista para o painel “Mulheres na Liderança, através da lente do Setor Público”.

Na sua dissertação, Almada baseou-se na sua experiência de jovem e líder do maior partido da Oposição, em Cabo Verde, para apresentar propostas que fortaleçam a participação das mulheres no setor público como forma de alavancar o crescimento económico e a governança equitativa. Uma comunicação que esteve ficada na promoção socioprofissional das mulheres, no incremento do empreendedorismo feminino, na integração da abordagem género nas políticas públicas de desenvolvimento e na aprovação da Lei da Paridade do Género, que constituem instrumentos essenciais para o reforço da agenda da igualdade do género a nível mundial.

Além de encontros realizados com dirigentes do seu partido em Portugal, Janira deve seguir rumo à França, onde vai cumprir, por poucos dias, uma agenda partidária idêntica e contactar com cabo-verdianos ali residentes.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau