ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Líder do PAICV participa na reunião da Internacional Socialista que coincide com a Assembleia-geral da ONU 04 Setembro 2017

A líder do PAICV está convocada para a reunião da Presidência da Internacional Socialista (IS), que acontece no dia 21 deste mês, em Nova Iorque-EUA, paralelamente à 72ª de Assembleia Geral da ONU. Janira Hopffer Almada, que é uma dos vice-presidentes da organização, deve participar num encontro que os membros da Direcção do IS terá com o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, onde serão analisadas as questões quentes da vida mundial.

Líder do PAICV participa na reunião da Internacional Socialista que coincide com  a  Assembleia-geral da ONU

Conforme a fonte deste jornal, a agenda da reunião do IS incluirá reflexão sobre temas chaves a serem discutidos durante a 72ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que vai decorrer na mesma ocasião. São os casos da prossecução e manutenção da paz e da segurança internacionais, a promoção do crescimento económico sustentado e do desenvolvimento sustentável. Isto sem contar com outras matérias de particular relevância para membros da Internacional Socialista e a agenda da organização para os próximos tempos.

Paralelemente à reunião do Presidium da IS, os membros deste órgão, de que inclui Janira Hopffer Almada como vice-presidente, terão um encontro com o Secretário-geral da ONU, António Guterres, onde serão debatidas as questões quentes da vida política mundial, com destaque para as ameaças à paz internacional a serem analisadas durante a Assembleia geral do dia 21 de Setembro.

É de salientar que a escolha de Janira Hopffer Almada para o referido cargo aconteceu durante a reunião do Conselho da Internacional Socialista, que teve lugar nos dias 11 e 12 de Julho de 2017, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque-EUA.

IS e peso no sistema político mundial

Entretanto, a Internacional Socialista, que tem o estatuto de consultor da ONU, tem desempenhado um importante papel no plano internacional – nos planos económicos, sociais e políticos. Trata-se de uma organização de Partidos Social-Democratas, Socialistas e Trabalhistas que existe, no seu atual figurino, desde 1951. A IS integra, atualmente, 150 partidos, de mais de 100 países de todos os Continentes.

O PAICV confirma que foi admitido na IS durante o Congresso de Berlim, em 1992, com o forte apoio de grandes Partidos Políticos da Internacional Socialista, como o Partido Socialista Francês, o Partido Socialista Português e o Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD). Desempenhou um grande papel nesse processo o então Presidente do Partido, Comandante Pedro Pires.

Segundo a mesma fonte, o partido esteve activo no Comité Económico e Social da Internacional Socialista, então dirigido pelo atual Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres. O referido organismo teve um papel decisivo na influenciação da Administração Americana de Clinton, para a aprovação do que viria a ser o Programa de Cooperação Internacional, conhecido mais tarde por Millenium Challenge Account – Cabo Verde beneficiou, por duas vezes, desse programa nos governos de José Maria Neves.

Mais: o PAICV já assumiu a Vice-Presidência do Comité África da Internacional Socialista e organizou várias reuniões desse Comité em Cabo Verde, trazendo Líderes Africanos e Mundiais ao nosso país, «o que muito contribuiu para reforçar a imagem positiva de Cabo Verde e o prestígio do PAICV na cena internacional». O Partido da Independência foi também eleito para o mais exigente Comité da Internacional Socialista, que é o Comité de Ética, que decide sobre as adesões e exclusões da Família Socialista Internacional.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau