LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Lisboa: 19 pessoas infectadas pelo surto de legionella 05 Novembro 2017

A Direcção-Geral da Saúde confirmou a existência de 19 casos de doença dos legionários, detectados no Hospital de São Francisco Xavier em Lisboa, Portugal, desde o dia 31 de Outubro deste ano. O alerta das autoridades sanitárias aos cidadãos, incluindo aos milhares de cabo-verdianos que vivem em Portugal, todo o cuidado é pouco.

Lisboa: 19 pessoas infectadas pelo surto de legionella

O número de afectados referido foi actualizado este sábado, 04, por um boletim epidemiológico da Direcção-geral de Saúde, depois da directora-geral da Saúde, Graça Freitas, ter confirmado 18 casos em conferência de imprensa realizada, em Lisboa.

“De entre os 19 doentes infectados com doença dos legionários, um já teve alta hospitalar, outro está num hospital privado e 17 permanecem ainda internados no Hospital de São Francisco Xavier em Lisboa, três dos quais em unidades de cuidados intensivos”, informa uma fonte do Ministério da Saúde de Portugal citada pelo Diário de Notícias.

Informa a mesma fonte que doze dos 19 pacientes têm idade compreendida entre os 70 e os 89 anos, quatro situam-se entre os 50 e os 69, duas têm mais de 90 anos e um doente, funcionário do próprio hospital São Francisco Xavier, tem 44 anos.

É de esclarecer que a doença dos legionários ou legionelose é uma forma de pneumonia atípica causada por qualquer tipo de bactéria Legionella. Segundo vários escritos, os sinais e sintomas incluem tosse, falta de ar, febre elevada, dores musculares e dores de cabeça. Constam que, em alguns casos, verificam-se náuseas, vómitos e diarreia. Fontes autorizadas precisam que os sintomas geralmente manifestam-se de dois a dez dias após a exposição - cerca de 10% das pessoas infectadas morrem. Estima-se que a doença do legionário seja a causa de 2 a 9% dos casos de pneumonia em determinada comunidade.

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau