NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Livro «Sonhos Caminhantes» de José Luís Hopffer lançado em Lisboa 20 Julho 2017

A Livraria Pedro Cardoso lança, nesta quinta-feira, 20 de julho, em Portugal, às 18H30, na Associação Cabo-verdiana de Lisboa, o livro de poema “Sonhos Caminhantes” do poeta cabo-verdiano, José Luís Hopffer Almada. A obra vai ser apresentada pelos investigadores Hilário da Luz, Lígia Évora e José Maria Neves.

Livro «Sonhos Caminhantes» de José Luís Hopffer lançado em Lisboa

Conforme a editora, o livro conta com o prefácio do Professor Dr. e Reitor da Universidade de Santiago, Gabriel Fernandes, e posfácio da professora da Universidade de São Paulo - Brasil, Simone Caputo Gomes. Tem como alicerce o périplo do cabo-verdiano pelo mundo (Diáspora).« É na verdade uma viagem, que no fundo é um deleite. Viagem para o poeta, deleite para quem, num ápice, se descobre refazendo os caminhos do poeta», diz o prefaciador do livro, para quem ainda o autor “não apenas põe-nos a par da sua auto-descoberta, como nos interpela à (re) descoberta do mundo a que pertencemos”.

Desse mundo por descobrir, sublinha Gabriel Fernandes, a obra “deixa pistas, a partir de uma instigante viajem do poeta, que, partindo da Terra-mãe para a Terra-Longe, reencontra-se consigo mesmo em Assomada, também ela Terra-Longe dentro da Terramãe”.

Escritor e percurso

Entretanto, José Luís Hopffer Almada é natural de Santa Catarina de Santiago, nascido em dezembro de 1960. O poeta, jurista, ensaísta, e comentador do programa Debate Africano, da RDP e RTP África conta com vários livros de poesia publicados: À Sombra do sol, volume I e II (1990), Assomada Nocturna (1993), Assomada Noturna (Poema de NZé de Sant`y Águ) (2005); Praianas (2009), Rememoração do Tempo e da Humanidade (2016).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau