DIÁSPORA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

EUA : MAPS promove eventos em Outubro para marcar mês de combate à violência doméstica entre cabo-verdianos e outras nacionalidades 06 Outubro 2017

A Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) associou-se à campanha nacional do mês de combate à violência doméstica através de eventos comunitários em Dorchester e Cambridge (EUA), com o intuito de envolver a comunidade no combate à violência doméstica entre cabo-verdianos e outras nacionalidades residentes nas terras do Presidente Trump.

EUA : MAPS promove eventos em Outubro para marcar mês de combate à violência doméstica entre cabo-verdianos e outras nacionalidades

Na próxima quarta-feira, 11, a organização de serviços sociais e de saúde junta forças com a Safe Havens e a arquidiocese de Boston para promover um treino sobre Violência Doméstica para líderes religiosos na Igreja de Santo António em Cambridge. O treino, segundo um comunicado, será facilitado pela Safe Havens com o apoio do programa de Violência Doméstica e Abuso Sexual da MAPS.

Já no dia 20 de outubro, o grupo de mulheres cabo-verdianas “Finka Pé” promove o seu evento anual “Wear Purple”, no escritório de Dorchester da MAPS (1 Stoughton Street). “Os participantes serão encorajados a usar roupa de cor roxa – a cor do movimento feminista – e a debater questões sobre violência doméstica e formas de apoiar e alertar a comunidade para a importância do tema”.

Neste mesmo dia, o Consulado Geral do Brasil, com sede em Boston, será palco de uma exposição de fotografia “Healing and Empowering Survivors” - um projeto da MAPS com a fotógrafa local Helenita Morais que consiste numa série de retratos de sobreviventes de violência doméstica, com foco nas mensagens positivas de auto-estima e empoderamento.

“Esta exposição será depois transferida para o escritório de Cambridge da MAPS e apresentada a todos os membros da comunidade presentes para a Reunião Anual da organização”, informa a nossa fonte.

Além de outras actividades de animação, a MAPS leva a cabo, no escritório de Cambridge, um “Café da Manhã Comunitário”, reunindo outras organizações e líderes religiosos locais para uma discussão sobre como fortalecer as as famílias e comunidades e promover relacionamentos seguros e saudáveis.

De referir que a MAPS oferece nos seus escritórios, de forma gratuita, apoio cultural e linguisticamente adequado às vítimas e sobreviventes de violência doméstica, “num ambiente seguro e confidencial”.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau